Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Vereadores rondonenses pedem que prefeito decrete estado de emergência devido à falta de chuva

A estiagem está prejudicando muito os agricultores e pecuaristas

Publicado

em

FOTO: Arte/Portal Rondon
Gramado Presentes

Marechal Cândido Rondon está passando por um período prolongado de estiagem. Além de preocupar a comunidade e os agricultores que dependem da chuva para uma boa produção, o fato também mobilizou vereadores nesta semana.

Em ofício enviado ao prefeito Marcio Rauber, os vereadores Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro), Arion Nasihgil e Claudio Kohler (Claudinho) pedem que o Poder Público tome providências para auxiliar os produtores rurais, sugerindo um decreto de situação de emergência no município.

Bonni Restaurante

Conforme dados pluviométricos disponíveis das empresas Copagril e Agrícola Horizonte, algumas regiões do município tiveram menos de 10 mm de chuvas nos últimos 50 dias, sendo que a média de precipitações neste mês de dezembro não passa de 3 mm.

O município passa pelo segundo ano de safras de grãos afetados pela baixa pluviosidade. Além disso, a última cultura de milho (safrinha) também foi afetada por geadas.

Produtores de leite também estão sendo afetados pela falta de pastagem e sem condições de produção de silagem de milho de qualidade em função do baixo desenvolvimento do milho. A baixa oferta de feno e silagem para comercialização na região aumenta os custos e inviabiliza a produção leiteira em muitas propriedades.

Diante de todas essas situações, a procura por acionamento de seguro rural ou Proagro pelos produtores que têm financiamento de custeio de lavouras, onde a estiagem está afetando a
produtividade é muito alta. Afinal, a safra de milho e soja não tem oferecido perspectivas de renda. Mas, eles necessitam de ajuda. Pois, a perspectiva é de que a pluviosidade continue baixa nas próximas semanas, afetando o abastecimento de água no interior do município.

Conforme o ofício dos vereadores, é importante que a municipalidade demande um auxílio estadual ou federal para distribuição de água e que o prefeito Marcio Andrei Rauber, presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, decrete Estado de Emergência no Município de Marechal Candido Rondon com o intuito de auxiliar os agricultores e pecuaristas a conseguirem a ajuda necessária para amenizar a situação.

Veja o documento emitido pelos vereadores, clicando aqui.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte