Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Concorrência com milho pode limitar plantio de trigo no Paraná, diz Deral

De acordo com o Deral, preços do trigo estão mais altos, mas desembolso maior para produzir exige produtividade para compensar

Publicado

em

Foto: Jaelson Lucas/Agência Estadual de Notícias do Paraná
lift training

Os produtores de trigo do Paraná devem encontrar dificuldades para plantar a safra 2022. Há diversos fatores que devem influenciar diretamente a área a ser plantada no próximo ano, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Um deles é o plantio da soja no período ideal.

“Diferentemente do plantio anterior, a oleaginosa foi semeada antecipadamente neste ano, possibilitando o plantio da segunda safra de milho de maneira mais satisfatória, o que favorece a ampliação da área do milho frente ao trigo. A este motivo agronômico soma-se um financeiro, pois a relação de preços entre milho e trigo favorece fortemente o plantio de milho, que tem custos menores e produtividades maiores”, informa em relatório o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do departamento.

Müller Contabilidade

Trigo

Estima-se que os preços do trigo devam estar aproximadamente 70% maiores que os de milho para favorecer o primeiro, ante 13% observados atualmente.

Além disso, existe ainda um fator mais preocupante, segundo Godinho: a elevação dos custos de produção do trigo exige uma produtividade alta para compensá-los.

Os dados de novembro do Deral apontam um aumento nos custos de 21% no último trimestre e de 73% nos últimos 12 meses, atingindo R$ 4.223,27 por hectare.

“A preços de hoje, seriam necessárias 48 sacas de trigo para empatar o desembolso, onerado especialmente com combustíveis e fertilizantes. Como referência, desde 2016 a produtividade média do Paraná não atinge esse volume, ficando em média em 42 sacas por hectare nos últimos cinco anos”, conclui.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte