Fale com a gente
Tic Tac

Mundo

Mísseis hipersônicos e arsenais acendem alerta sobre nova corrida armamentista

Testes recentes de armamento pesado por países como China, Rússia e Coreia do Norte suscitam discussões

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Gramado Presentes

A Rússia disparou um míssil para o espaço na semana passada. Longe de ser uma anomalia, foi apenas mais um dos testes que as principais potências vêm realizando nos últimos meses, no contexto de grandes anúncios sobre questões nucleares e uma escalada de ciberataques, como o ocorrido em maio contra os Estados Unidos.

O mundo está, então, imerso em uma corrida armamentista em todos os níveis?

lift training

O próprio presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse no início de novembro que seu país implantaria mísseis hipersônicos em 2022, logo após a China testar seu próprio míssil hipersônico neste ano.

Os Estados Unidos testaram seu próprio míssil hipersônico em outubro, embora aparentemente sem sucesso.

Mísseis e mais mísseis para uma corrida armamentista no mundo

De acordo com o Comando Espacial dos EUA, em novembro a Rússia testou um míssil anti-satélite DA-ASAT que atingiu um satélite e criou mais de 1.500 fragmentos orbitais rastreáveis.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse que foi “um comportamento irresponsável por parte de um estado-nação”, já que o teste “aumentará significativamente o risco para astronautas e cosmonautas na Estação Espacial“.

Apenas quatro países testaram com sucesso essas armas: Estados Unidos, Rússia, China e Índia, que testaram as suas em 2019.

Entretanto, todas as atenções agora parecem estar voltadas para o desenvolvimento de mísseis hipersônicos, que a China testou recentemente e que a Rússia espera lançar seu Tsirkon no próximo ano.

Essas armas viajam a cerca de 6.200 quilômetros por hora na alta atmosfera, um pouco mais lento que um ICBM, e o formato de sua ogiva permite manobrar em direção a um alvo ou para longe das defesas, dificultando sua demolição.

A Coreia do Norte também afirma ter testado com sucesso um míssil hipersônico, juntando-se ao seleto grupo de países que dominam essa tecnologia de ponta. No entanto, alguns acreditam que seu teste pode ter sido um fracasso.

Controle do número de armas nucleares relaxado

Em março, o Reino Unido surpreendeu a comunidade internacional com um anúncio: após afirmar que a Rússia era a principal ameaça à sua segurança, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson disse que vai aumentar o arsenal de armas nucleares para chegar a 260 ogivas, das 225 que ele tem agora, e bem acima do limite de 180 que ele se impôs.

A decisão reverte uma tendência entre os principais países com armas nucleares, entre os Estados Unidos e a Rússia, de reduzir seus arsenais atômicos ao mínimo estratégico possível desde o fim da Guerra Fria. E põe em tensão o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), que prevê o desarmamento em seu artigo VI e do qual Londres, como quase toda a comunidade internacional, é signatária.

No caso do Reino Unido, houve muito progresso na redução de arsenais desde o pico de 500 ogivas em tempos da Guerra Fria, e este é o primeiro anúncio de aumento desde então, segundo a ONG de desarmamento Nuclear Threat Initiative.

No início de novembro, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos alertou sobre o crescimento do arsenal nuclear da China, que pode chegar a 1.000 ogivas até o final desta década. Também houve relatos da construção de novas bases de silos de mísseis em seus desertos ocidentais.

A China tem atualmente cerca de 290 ogivas, de modo que o aumento estimado pelo Pentágono até o final da década de 2020 aproximaria seu arsenal dos dos Estados Unidos e da Rússia, que têm 1.750 e 1.570 ogivas respectivamente, segundo o Stockholm International Peace Research Institute , uma organização de desarmamento com sede na Suécia.

Embora no caso desses dois países, sejam apenas ogivas implantadas e prontas para uso. Se você contar as ogivas armazenadas, muitas delas em processo de desmontagem, os arsenais chegam a 5.800 e 6.375, respectivamente.

Os Estados Unidos e a Rússia ainda não deram sinais de buscar aumentar seus arsenais nucleares, mas durante o governo de Donald Trump o principal tratado entre as duas potências – o Novo START, assinado em 2010 – esteve à beira do colapso após a Casa Branca criticar.

Em fevereiro, após a posse de Joe Biden, os Estados Unidos e a Rússia finalmente prorrogaram o Novo START, que, entre outras questões, estabelece limites para o número de ogivas posicionadas (1.550, junto com 700 meios de lançamento) e mecanismos para verificá-lo. Vai continuar, em princípio, até fevereiro de 2026.

O novo START é o último tratado de controle de armas entre os Estados Unidos e a Rússia, depois que Trump ordenou a retirada do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) em 2019, e o então presidente George Bush fez o mesmo com o Anti-Balístico Tratado de Mísseis (ABM) em 2001.

Aukus, ou o submarino nuclear da Austrália

Em setembro, os governos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália anunciaram o lançamento da Aukus (uma contração dos nomes ingleses dos países membros), “uma nova associação de segurança trilateral reforçada”, segundo o primeiro-ministro australiano Scott Morrison. tem como objetivo principal neutralizar a influência da China no Pacífico.

“Os Estados Unidos, Austrália e Reino Unido são parceiros leais e capazes há muito tempo e hoje estamos ainda mais próximos”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Mas o detalhe mais importante do novo Aukus é a compra de submarinos de propulsão nuclear pela Austrália, que se tornará o sétimo país a operar esses navios depois de Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Índia e Rússia.

Desse seleto grupo, a Austrália será o único país a lidar com essa tecnologia sem armas nucleares, o que representa uma ameaça aos esforços de não proliferação nuclear.

“Isso permite que a Austrália jogue em um nível muito mais alto e aumente as capacidades americanas”, disse um alto funcionário do governo de Biden. “Esta tecnologia é extremamente sensível. É, francamente, uma exceção à nossa política em muitos aspectos”, acrescentou.

Feirão de veiculos motos e nautica
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte