Fale com a gente
Sicredi

Economia

Ao lado de Duque, Bolsonaro diz que Brasil e Colômbia estão unidos pela Amazônia

Presidente da Colômbia está em Brasília e se reuniu com Bolsonaro nesta terça-feira (19) no Palácio do Planalto

Publicado

em

|Foto: Reprodução/CNN Brasil|
Academia Meu Espaço

Os presidentes Jair Bolsonaro (sem partido) e Iván Duque Márquez, da Colômbia, fizeram uma declaração conjunta, após visita oficial do chefe de Estado colombiano no Palácio do Planalto nesta terça-feira (19).

Após assinaram acordos de cooperação em diversas áreas, Bolsonaro afirmou que Brasil e Colômbia estão unidos pela Amazônia.

Portal Instagram

Ao final de seu discurso, Bolsonaro agradeceu a visita de Duque e afirmou que os países chegarão “unidos em Glasgow [sede da COP26] para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós: a nossa querida, rica e desejada Amazônia.”

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) será realizada entre os dias 1 e 12 de novembro. A COP é o principal evento da ONU responsável por debater questões climáticas.

Em sua declaração, Duque afirmou que a relação bilateral com o Brasil está “no ponto mais alto” e ressaltou pontos que julga serem comuns entre as nações vizinhas como a relação comercial crescente e a defesa da iniciativa privada, além da preservação da Amazônia.

“A Amazônia, para nós, é um território muito valioso (…), mas é também importante que essa defesa traga consigo uma luta eficaz contra delitos ambientais. A Colômbia avançou nessa frente e o Brasil também. Os esforços já apresentam resultados notáveis neste ano”, disse.

Segundo Duque, um dos pontos de deverão ser abordados na COP26, em Glasgow, “será também alcançar a neutralidade de carbono”, além de passar a mensagem “inequívoca de proteger este território [Amazônia]”.

Dever moral de proteger a Amazônia

Em entrevista à CNN ontem, Duque disse que os países da Amazônia têm “um grande dever moral” de proteger região.

“Todos temos de atuar de maneira cooperativa para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Precisamos que a comunidade internacional destine recursos e apoie nossos esforços em trabalhar com as comunidades indígenas para pôr fim à longa historia de desmatamento e destruição da Amazônia.”

O presidente colombiano disse que acredita que “um grande trabalho em equipe dos setores privado e público”, em cooperação com a sociedade civil, “pode resultar em uma oportunidade única”.

Argumentou ainda que a Amazônia “é um território que no ano passado capturou mais de 2 bilhões de toneladas de CO2 para a proteção de todo o planeta”.

Embora Duque estivesse mais próximo ideologicamente de Donald Trump do que de Joe Biden, ele afirma que a troca de comando na Casa Branca não afetou as relações com os Estados Unidos.

“A relação bilateral não é um tema ideológico”, afirmou. “Queremos consolidar uma parceria com os Estados Unidos para além do ideológico, que seja bipartidária, com o Congresso americano.”

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte