Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Geral

Conferência debateu financiamento público para enfrentar desigualdades e garantir proteção social em Maripá

A conferência contou com a participação de representantes governamentais, da sociedade civil e munícipes interessadas nas questões relacionadas à esta área.

Publicado

em

Rui Barbosa

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) juntamente com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Maripá realizaram nesta terça-feira (31), no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. A edição deste ano envolveu o debate acerca do tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Conforme a explanação para aprofundamento do assunto, realizada pela assistente social, Julia Richardi, o tema surge com a proposta de avaliar a situação atual e os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), propondo diretrizes e para o aperfeiçoamento do sistema e reafirmando a assistência social como política pública garantidora de diretos.

lift training

Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andrei Maurina, essa avaliação junto com a construção de novas propostas é fundamental, considerando o aumento da demanda que já está sendo percebida em razão da pandemia.

“Depois da saúde, a área da assistência social é a que irá demandar de maior atenção nos próximos anos, pois já estamos vivenciando o reflexo do desemprego, de famílias que perderam aqueles que provinham o sustento e tantos outros problemas que surgem numa situação como essa. E para isso, vamos precisar planejar a política da assistência social com base nesta nova realidade e a fim de garantir a proteção social da população”, pontua Maurina.

A conferência contou com a participação de representantes governamentais, da sociedade civil e munícipes interessadas nas questões relacionadas à esta área. “Este é um espaço democrático de participação da população”, destacou o prefeito Rodrigo Schanoski durante seu discurso na abertura do evento. “Quando falamos que queremos fazer uma gestão compartilhada e com diálogo, são espaços como este que dão a oportunidade para que os cidadãos contribuam e participem ativamente da gestão do futuro e de um município ainda mais inclusivo e preparado para atuar nas demandas que virão”, relatou Schanoski.

A conferência ainda contou com trabalhos em grupo para o levantamento de propostas relacionadas a cinco eixos temáticos ligados ao tema central, além da apresentação dos novos Conselheiros Municipais de Assistência Social para o biênio 2021/2023.

APRESENTAÇÃO CULTURAL

O evento teve a participação dos alunos de Circo, que fizeram a recepção dos convidados e ainda contou com apresentações de dança das alunas de Ballet, ambos oferecidos gratuitamente pelo Município de Maripá por meio do Departamento de Cultura.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte