Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Primeira antena de internet 5G do sul do país é instalada em Londrina

Enquanto o Governo Federal não realiza o leilão dessa nova tecnologia no país, equipamento será usado de forma experimental pelo setor agrícola. A expectativa é que o setor tenha um ganho de produtividade com o recebimento, transmissão e armazenamento de dados de forma mais rápida e com qualidade

Publicado

em

|Foto: Reprodução/RPC|
Gramado Presentes

O Governo Federal inaugurou primeira antena de internet 5G do sul do país em Londrina, no norte do Paraná, na quinta-feira (12). O equipamento será usado para testes, de forma experimental, até que o leilão dessa nova frequência seja realizado.

A antena foi instalada na área rural de Londrina, na área da Embrapa Soja. O espaço é conhecido por ser um polo de desenvolvimento tecnológico para o campo.

Portal Instagram

Os ministros da Agricultura e Comunicação e o governador Ratinho Júnior participaram dessa etapa que abre oficialmente a fase de testes. O leilão dessa nova tecnologia está previsto para acontecer neste semestre.

Outras duas cidades de São Paulo e Mato Grosso também receberam esse tipo de antena. Ao todo, o Governo Federal pretende instalar 20 equipamentos.

“O 5G não existe no país porque o leilão ainda não ocorreu, só temos antenas em testes pilotos. O 5G vai mudar a vida da indústria, mas principalmente do agronegócio. Os setores terão muitos ganhos com essa nova tecnologia”, disse o ministro Fábio Faria.

O chefe de pesquisa da Embrapa Soja, Avaldi Antônio Balbinotti Júnior, explica que com essa nova tecnologia o produtor terá acesso, de qualquer lugar do mundo, a dados sobre rendimento do cultivo, se a quantidade de fertilizantes aplicada está sendo correta, se as máquinas estão funcionando adequadamente.

A gestão de propriedades rurais poderá ser feita à distância com qualidade na recepção, armazenamento e transmissão de dados e imagens.

“Com o 5G passamos para um patamar mais qualificado. Será possível transmitir imagem ou dados feitos por um técnico ou gerente de fazenda em tempo real para uma clínica veterinária de qualquer cidade, por exemplo. O veterinário não precisará estar na fazenda, com a qualidade da imagem e dos arquivos ele poderá direcionar as ações à distância”, exemplificou Balbinotti Júnior.

A expectativa é que o sinal, transmitido pela antena em fase experimental, chegue a todos os equipamentos que estiveram em raio de três quilômetros e tenham tecnologia capaz de receber o sinal 5G.

No entanto, ainda segundo o Governo Federal, esse novo sinal vai demorar um pouco para chegar na cidade. O planejamento é alcançar todas as capitais brasileiras até meados de 2022 e o pais inteiro até 2028.

“O equipamento do 5G que instalamos neste local vai habilitar a construção de diversos casos de uso para economia local. Para o agronegócio vai melhorar a eficiência, a qualidade, trará desenvolvimento econômico, produtividade e redução da desigualdade social”, disse o CO da Nokia, Ailton Santos Filho.

O tempo de duração dos testes em cada local ainda não foi divulgado. A nova tecnologia de transmissão vai demandar das empresas de telefonia investimentos em equipamentos para que o sinal chegue a todos os usuários. A promessa é que os custos sejam das empresas e não dos clientes de telefonia.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte