Fale com a gente
D Marquez

Geral

“A comunidade precisa estar engajada porque vamos pagar muito caro se essas novas praças de pedágio forem instaladas”, diz Wilson Zonin no Diálogos

Assine também o abaixo-assinado contra o pedágio

Publicado

em

FOTO: Mariana Helfenstein Rosa
Rui Barbosa

O Portal Rondon realizou, nesta segunda-feira (23), uma edição extraordinária do Diálogos.

Ao vivo, o jornalista Fernando Nègre e o convidado de hoje, Wilson João Zonin, conversaram sobre a questão do pedágio no Paraná.

Dr Guilherme Dentista

Wilson Zonin é Engenheiro Agrônomo, mestre em Extensão Rural, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Foi Coordenador do Curso de Agronomia, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual do Paraná – Unioeste e atualmente coordena o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da referida universidade.

Zonin é representante do movimento “MCR contra o pedágio” organizado, no último sábado (21) no WhatsApp, para criar pressão política na luta contra as novas praças de pedágio, que devem ser implantadas na região.

“A grande maioria dos rondonenses se envolveu nesse debate […] isso afeta todas as áreas do nosso Estado […] E a comunidade não está sendo ouvida […] O pedágio mais caro do mundo está aqui no Paraná. […] Essa região é produtora, arrecada muitos recursos e o governo federal não devolve isso para nossa região. […] Vimos em Cascavel um movimento muito forte e, no sábado, decidimos mostrar o que a comunidade deseja […] por isso, estamos buscando assinatura de todas as pessoas que se sentem prejudicadas. […] Esse é um movimento coletivo. Todos são líderes”.

Para assinar o abaixo-assinado, clique aqui.

Zonin acredita que há possibilidade de convencer o governo.

“O volume de pessoas que estão assinando está aumentando. Queremos mostrar o número de pessoas descontentes. […] Estamos buscando assinatura de prefeitos, vereadores […] As decisões que eles [o governo] tomam estão sendo virtuais, e temos que mostrar que a população também tem esse poder”, diz Zonin.

Existe uma informação extra-oficial, de que a praça entre Toledo e Cascavel foi retirada do projeto. Entretanto, houve um envolvimento direto dos prefeitos dessas cidades. O prefeito Marcio Rauber ainda manifestou apoio a esse movimento.

“Estamos pedindo o apoio. A comunidade precisa estar engajada porque vamos pagar muito caro se essas novas praças forem instaladas […] O que as concessionárias investem em obras não dá 1% do valor arrecadado nos pedágios”.

Zonin reforçou que o setor público não pode ir contra a iniciativa privada ou vice-versa, é preciso união. “Temos que estar junto contra os especuladores”.

“Temos que cobrar dos políticos, o dever que lhes cabe”.

O Paraná é um grande produtor de soja e milho, e a metade do custo de transporte da região até o Porto de Paranaguá é com pedágio. “Isso diminui a capacidade de competir”, diz Zonin.

“Todo mundo está revoltado, indignado com isso […] A decisão política tem que ser feita de baixo para cima. […] O que está acontecendo no nosso País está totalmente errado […] Subdesenvolvimento não é progresso […] Ditadura não é para beneficiar a população”.

Esse debate criou um fenômeno diferente na política regional. É possível ver Lulistas e Bolsonaristas dialogando e até mesmo elogiando políticos que estão na luta para barrar o pedágio. Zonin diz que precisamos criar um novo momento político para o Paraná e para o país.

“Nossa sociedade foi desorientada por fake news […] É importante mostrarmos que não estamos caindo no jogo que as lideranças querem. É importante acordar […] Que as pessoas se preocupem em discutir o desenvolvimento […] Precisamos de paz e progresso”.

O professor da Unioeste ressaltou que precisamos gastar energia debatendo coisas importantes.

“Querem destruir o nosso País! Não deixem isso acontecer”.

Para Zonin, no fundo, os deputados da nossa cidade fazem parte da base do governo, então é difícil acreditar que eles votarão contra as decisões tomadas pelo governador e pelo presidente.

“Mas, bola pra frente… […] Vamos votar para aqueles que defendem a população. Os deputados precisam entender que estamos sentidos com isso […] É importante que a gente mostre que a região quer ser valorizada, não pode só ser sugada.”

O abaixo-assinado é uma prova de que as pessoas querem mudança. Envie para familiares, amigos de toda a região. O documento está aqui.

Este é apenas um resumo do Diálogos. Você pode assistir a entrevista completa através da página do Portal Rondon no Facebook, na Home do nosso site e no nosso canal do Youtube.

Mais tarde, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte