Fale com a gente
Clube Náutico

Política

“Em oito meses tivemos mais evolução do que nos quatro anos passados”, diz Gordinho do Suco no Diálogos

A partir das 17 horas o podcast é disponibilizado nas principais plataformas de áudio

Publicado

em

Vereador Gordinho do Suco e o jornalista Fernando Nègre | FOTO: Samanta Vorpagel
Martin Luther – Enem

Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco foi o entrevistado deste sábado (21) no Diálogos.

Ele é Corretor de Imóveis e vereador eleito em Marechal Cândido Rondon pelo terceiro mandato consecutivo.

Dr. Pedro Wild

Já são 8 meses de um novo mandato e Gordinho diz que “nesse mandato está gostoso trabalhar. Tem acontecido muitas coisas boas”.

“Em oito meses tivemos mais evolução do que nos quatro anos passados […] A Câmara tinha muita polêmica, nós não produzimos quase nada. […] A Câmara está sendo representada por várias pessoas da cidade, que falam a linguagem do povo. Estou muito feliz! A democracia está acontecendo.”

Gordinho é uma das personalidades da política rondonense mais importantes da última década. Foi vereador suplente, se elegeu duas vezes vereador e acompanhou de perto os principais acontecimentos políticos da nossa cidade, inclusive o período mais conturbado da história do legislativo rondonense entre 2019/2020, tendo vereadores presos e CPIs. Hoje, a Câmara Municipal parece viver um novo clima, a harmonia voltou. Para o vereador isso é reflexo direto do desejo da população.

“Quando eu era criança, meus amigos colecionavam bolita e eu santinhos. […] Minha avó sempre dizia ‘briga não dá camisa para ninguém’. Os vereadores mudaram porque a população não quer brigas. A harmonia está muita bacana. Hoje temos o diálogo aberto com o prefeito Marcio Rauber”.

O Estado do Paraná passa por uma grave crise hídrica, o Saae iniciou um racionamento, escalonado para cada região da cidade. Esse tema foi muito debatido durante as eleições e as mais variadas soluções foram apresentados pelos, então, candidatos. E essa pauta continua sendo debatida no Legislativo. Mas, Gordinho lembra que esse problema não está só em Marechal Cândido Rondon.

“É no País todo. Não é culpa dos prefeitos, dos vereadores […] Precisamos de chuva. […] Mas temos que rever algumas situações. Andando nos bairros, temos acompanhado pessoas lavando a calçada, lavando o carro… Gente, nós temos que colaborar. […] A situação está complicada”.

O Governo do Estado apresentou o modelo para as novas concessões de rodovia a empresas privadas (pedágio). Gordinho é contra o modelo apresentado. E acredita que há como sensibilizar as lideranças e, até mesmo, o governado Ratinho Junior. Na nossa região, algumas lideranças silenciaram diante desse novo acordo. Outras lideranças, como o vereador Gordinho do Suco, se manifestaram contra.

“Isso é um tiro no pé. A população não sabe a força que tem. Temos que fechar a BR-163 e negar votos se tiver pedágio. A população não aguenta mais pagar imposto […] o dinheiro só passa na mão do trabalhador e vai para o governo. Temos que avançar, não ser caranguejo e andar para trás. Não podemos admitir. Nunca vi uma praça de pedágio ajudar uma entidade, por exemplo […] Pra que Wi-fi nas estradas se o Maio Amarelo diz que não é para dirigir usando o celular? Me coloco ao lado da população contra o pedágio. Temos que cobrar nossos representantes políticos. A população está sendo roubada”.

Entre o final de 2020 e o início de 2021, Cleiton Freitag manifestou a vontade de ser pré-candidato a deputado estadual. Ele lembra que já tentou a candidatura e sabe o quando é difícil.

“Cada eleição é diferente. […] Quando tem muitos deputados, um tira o voto do outro. Temos que pensar na população. Temos que pensar o seguinte: ‘Quem tem mais possibilidade e chegar numa cadeira legislativa?’ Então, eu abro mão da minha candidatura. E se eu não fizer isso é culpa do ego.”

“Na última eleição, 200 deputados fizeram votos em Marechal Cândido Rondon […] Muitos paraquedistas vêm pedir votos, a população vota, elege e acabou […] Veja os recursos que Elio Rusch, Ademir Bier trouxeram para cá, isso é bacana. […] A população já sentiu muito sem eles aqui […] O Oeste do Paraná sofre muito sem representante […] Acredito muito na eleição do prefeito Marcio Rauber […] Ele tem condições de ter uma cadeira na Assembleia Legislativa […] Acredito que ele vai pensar e ver o que é melhor para a população […] Seria uma pena se Marechal Cândido Rondon não tivesse um deputado estadual”.

Muito tem se especulado nos bastidores da política rondonense sobre as eleições de 2024. A oposição já tem pelo menos dois pré-candidatos e existe muita especulação para saber quem vai suceder o atual prefeito na chapa da situação. O nome de Gordinho do Suco não tem aparecido nas especulações e ele diz que não vai para lugar nenhum seus companheiros, mas está à disposição do grupo.

“Prefiro andar de fusquinha e ter [dinheiro] pra abastecer […]”.

Gordinho relembrou obras importantes como o Anel Viário e a possibilidade de realizar os partos no município. E ainda ressaltou que o prefeito Marcio Rauber será o primeiro a asfaltar estradas do interior do município.

O que mexe mesmo com a população são as Eleições do cenário político nacional. Gordinho acredita que Bolsonaro e Lula vão para o segundo turno.

“Tenho orado para que Deus dê sabedoria para a população eleger seus representantes”

Este é apenas um resumo do Diálogos. A entrevista completa está disponível no Facebook e no Youbube do Portal Rondon.

A partir das 17 horas, você encontra essa entrevista nos principais tocadores de podcast: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte