Fale com a gente
Sicredi

Saúde

Assistência Social de Pato Bragado oferta curso de cuidador de idosos à comunidade

São disponibilizadas 20 vagas e os interessados devem se inscrever na secretaria, até o dia 13 de setembro

Publicado

em

Gramado Presentes

A Secretaria de Assistência Social de Pato Bragado está com inscrições abertas para o curso “Cuidados com o idoso em domicílio”. A intenção é ensinar a prestar cuidados integrais ao idoso, visando apoio e ajuda nas situações de dependência, estimulando o autocuidado e independência.

Conforme a secretária da pasta, Arlete Gross Schneider, a ação que vem de encontro a demanda levantada pela secretaria e visa formar profissionais para desempenhar as funções de cuidador de idoso com mais qualidade e eficiência, aprendendo técnicas e compreendendo as particularidades inerentes à terceira Idade, bem como suas fragilidades ocasionadas por doenças que acometem idosos.

Bonni Restaurante

São disponibilizadas 20 vagas e os interessados devem se inscrever na secretaria, até o dia 13 de setembro, munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

O curso é gratuito e terá carga horária de 72 horas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, na Acibra. A data de início está sendo definida.

Creas realiza capacitação introdutória para a Família Acolhedora 

Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com apoio da Secretaria de Assistência Social de Pato Bragado realizaram, na manhã de hoje (26), a capacitação introdutória para a atual família acolhedora do município. 

A capacitação introdutória consiste na preparação da família acolhedora para o possível acolhimento de crianças e adolescentes em situações de violações de direitos, e para o retorno à família de origem ou substituta.

Responsáveis pela preparação, a coordenadora do Creas, assistente social, Rafaela Melo Damasceno Couto e a psicóloga Mayara Zeiser de Paula, explicam que a família foi instruída sobre o papel que assume enquanto sociedade, juntamente com a rede de proteção do município, na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.  

Foram abordados temas acerca do histórico de proteção da criança e do adolescente,  legislação pertinente, Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), no que consiste o serviço de acolhimento familiar e porque as crianças e adolescentes são acolhidos, funcionamento, objetivos, vantagens e benefícios desse serviço em relação a outras formas de acolhimento de crianças e adolescentes, bem como consequências da violação de direitos nos comportamentos e saúde mental dos envolvidos, além da educação positiva.

Segundo Rafaela e Mayara, o Família Acolhedora iniciou em junho de 2014 e, antes disso, as crianças e adolescentes que precisavam ser afastados da convivência familiar eram acolhidos na “Casa Lar” em Marechal Cândido Rondon. 

As inscrições para o Programa Família acolhedora permanecem sempre abertas. As profissionais do Creas estão à disposição às pessoas com interesse em tirar dúvidas e conhecer mais sobre o programa família acolhedora. “O acolhimento familiar é temporário, mas o amor oferecido pelas famílias às crianças e adolescentes acolhidos é eterno”, concluem Rafaela e Mayara.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte