Fale com a gente
Clube Náutico

Municípios

Lançamento de campanhas e plantio de orquídeas marcam abertura da Semana do Meio Ambiente

Realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o evento tem o objetivo de fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade.

Publicado

em

Providência

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Maripá realizou na manhã de ontem segunda-feira (7), no Lago Municipal, a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente com a presença de autoridades, representantes de entidades e instituições envolvidas nas ações e servidores públicos.

A abertura foi marcada pelo plantio de orquídeas nas árvores do entorno do Lago e o lançamento de três novas campanhas de coleta de resíduos: óleo de cozinha usado, pilhas e baterias e lâmpadas e pneus.

Charles Pinturas


“Estas novas campanhas refletem bem o tema que escolhemos para essa semana de atividades, que é ‘Pensando no futuro e agindo no agora’”, destaca a vice-prefeita, Janaína Müller Geraldi.

“São ações imediatas e contínuas que estimulam o descarte correto desses resíduos que, talvez, não seriam corretamente descartados e que também terão um reflexo positivo no presente e no futuro, construindo a cultura do respeito e cuidado com o ambiente em que vivemos”, pontua.


Para o prefeito Rodrigo Schanoski, biólogo por formação, é fundamental chamar a atenção de todos para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

“A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais destaque e o poder público tem papel fundamental como grande incentivador, além de dar o exemplo, por isso já estamos planejamento projetos como o de implantação de placas solares para geração de energia e a troca gradativa das lâmpadas tradicionais por LED na iluminação pública, entre outros”, afirma o prefeito.


Realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o evento tem o objetivo de fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade.

“Queremos que nosso município seja exemplo quando se fala em cuidados com o meio ambiente e uma das metas que colocamos é ampliar a taxa de reciclagem, que hoje é de cerca de 30%. E para isso, percebemos que ainda precisamos evoluir muito quando se fala em educação ambiental, pois muitas vezes o que falta é o conhecimento sobre o tema e o engajamento das pessoas”, destaca a vice-prefeita.


Segundo ela, as pessoas que hoje participaram são multiplicadoras em seus grupos de atuação.

“São diretoras das escolas, vereadores, Conselho de Ministros, Assoma, funcionários públicos e estudantes de Gestão Ambiental, pensamos que assim as ações irão de encontro à um grupo ainda maior de pessoas”, finaliza.

LÂMPADAS E PNEUS

A campanha para coleta de lâmpadas e pneus será realizada duas vezes ao ano, com data da primeira coleta marcada para o dia 23 de julho, na Praça das Orquídeas e nas escolas municipais dos distritos de Candeia e Pérola Independente.

ÓLEO DE COZINHA USADO

A campanha para descarte correto do óleo de cozinha usado será contínua, com pontos de coleta na ASSOMA (Associação Organizada de Maripá) – localizada na Rua Fernandes Vieira, nº 1241 – e nas escolas municipais dos distritos de Candeia e Pérola Independente. O óleo usado deve ser descartado em garrafas pet e depositado no coletor instalado nestes pontos.

PILHAS E BATERIAS

A coleta de pilhas e baterias também será realizada de forma contínua e terá pontos fixos de coleta nos seguintes prédios públicos: Prefeitura e Subprefeituras dos distritos, CMEI e escolas municipais.

PROGRAMAÇÃO

Todas as atividades serão realizadas em ambientes abertos e terão público restrito para evitar aglomerações em razão da covid-19. A Semana Municipal do Meio Ambiente segue até sábado, dia 12 de junho, com a seguinte programação:

08/06: Plantio de Árvores no Bosque da Vida.


09/06: Recuperação de Nascente.


10/06: Oficina: Horta Comunitária na Escola Kuroli.

10 e 11/06: Distribuição de mudas de árvores para alunos da rede municipal.


11/06: Mobilização nas Redes Sociais: Plantio de Árvores com as Hashtags #SemanaMunicipalDoMeioAmbienteDeMaripá e #PlanteUmaÁrvore.


12/06: Pedágio educativo na Praça das Orquídeas.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte