Fale com a gente
CHOPP Providência

Mundo

Crianças ciganas ajudam a restaurar cemitério judeu na Eslováquia

Grupo limpou terreno coberto de mato em Vinodol e já encontrou 32 lápides

Publicado

em

Reprodução/G1
XIAOMI 6 Lite

Um entusiasta local e vários meninos da comunidade cigana começaram a restaurar um cemitério judeu esquecido na vila de Vinodol, na Eslováquia, trazendo de volta um pedaço da história da vila.

O cemitério, vizinho a um católico em Vinodol, 80 quilômetros a leste da capital Bratislava, estava coberto de mato e lápides que caíram e ficaram enterradas no solo. Ele estava fora de uso desde antes da Segunda Guerra Mundial.

Ortocolchoes

Como muitos outros no país da Europa central, a comunidade foi exterminada no Holocausto e o local foi abandonado e possivelmente também danificado.

Reprodução/G1

Vladimir Spanik, um membro do conselho municipal de 73 anos, descobriu o cemitério e lidera o esforço de restauração, acompanhado por crianças ciganas voluntárias.

Como os judeus, os ciganos foram alvos dos nazistas no Holocausto, o que, segundo Spanik, deu ao trabalho uma dimensão extra.

O grupo limpou grama e arbustos e desenterrou dezenas de lápides, que eles escovaram para limpar.

Embora Spanik e a maioria dos meninos adolescentes não tenham encontrado as histórias do Holocausto de suas famílias, ele disse que o assunto agora ressoou na comunidade.

“Não se trata apenas de ajuda, mas também de trabalho social”, disse Spanik à Reuters.

Reprodução/G1

Franko Lakatos, de quinze anos, disse que o grupo procura e cava em busca de lápides, acrescentando que encontrou uma grande lápide entre as 32 descobertas.

A comunidade judaica eslovaca deu as boas-vindas ao seu trabalho, pois não é capaz de cuidar de mais de 700 cemitérios judeus conhecidos no país, disse Henrich Stern, da Associação Central das Comunidades Judaicas.

Cerca de 105 mil judeus eslovacos foram mortos no Holocausto, de acordo com a Associação Central das Comunidades Judaicas, e hoje a comunidade chega a 3 mil.

Ponto Com
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3014
27 30 35 40 44 58
Atualizado: 2026-06-04 11:43:04
Estimativa próximo concurso:
R$ 32.000.000,00
Próxima data: 06/06/2026

Lotofácil: Concurso 3702
02 03 05 09 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 25
Atualizado: 2026-06-04 11:43:06
Estimativa próximo concurso:
R$ 10.000.000,00
Próxima data: 05/06/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1