Fale com a gente
Clube Náutico

Saúde

Não conseguiremos vacinar todos os brasileiros em 2021, diz ex-coordenadora do PNI

Ela reforça a necessidade do convencimento da população jovem sobre o distanciamento social e uso da máscara

Publicado

em

Carla Domingues, ex-coordenadora do PNI |FOTO: Sbim|
Rui Barbosa

Passado mais de um ano desde que o coronavírus desembarcou no Brasil, a vacinação contra a Covid-19 é o anseio dos brasileiros para frear a disseminação do vírus e, consequentemente, a retomada da normalidade das rotinas. Iniciada em janeiro, a campanha de imunização põe à prova o exemplar e reconhecido Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A epidemiologista Carla Domingues, que coordenou o PNI por oito anos, entre 2011 e 2019, credita a demora no avanço da vacinação à falta de vacinas e critica o governo federal por ter delegado a estados e municípios a responsabilidade de coordenar as ações, sobretudo por não ter uma comunicação uniforme no país.

Dr Rodrigo Dentista

– O que fez o Brasil ter reconhecimento internacional foi justamente ser um país de dimensão continental, com diversidade muito grande, conseguir levar a vacinação para essas diferentes realidades da mesma forma.

Domingues reforça a necessidade do convencimento da população jovem sobre o distanciamento social e uso da máscara: “É isso o que vai fazer com que, neste momento em que há escassez de vacinas, eles adoeçam menos”. Ela também cobra do governo federal ações para combater a desinformação em torno das vacinas.

Em entrevista à NSC, Carla Domingues fala sobre a compra de doses por estados, municípios e o setor privado, avalia a decisão da Anvisa sobre a Sputnik V e alerta para a necessidade do Brasil investir em pesquisa e fabricação de insumos de saúde. 

FONTE: NSC Total

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte