Fale com a gente
refran

Economia

Itaipu deve reduzir tarifa da energia em 2022, diz diretor-geral brasileiro

Segundo o diretor, queda da tarifa ocorrerá com a quitação da dívida de construção da usina. Pagamento da obra termina em 2023, mas reflexo na conta de luz poderá ocorrer ainda em 2022.

Publicado

em

Itaipu completou 37 anos de geração de energia, nesta quarta-feira (5) — Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Academia Meu Espaço

A Itaipu Binacional deve reduzir a tarifa da energia produzida pela hidrelétrica em 2022, segundo anúncio do diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, quando a usina completa 37 anos de geração de energia.

Conforme a Itaipu, a queda da tarifa ocorrerá porque a dívida feita para construção da usina está no fim. O pagamento da obra termina em 2023, mas a direção da hidrelétrica explicou que o reflexo na conta de luz dos brasileiros poderá ocorrer ainda em 2022.

Bonni Restaurante

A Itaipu informou ao G1 que a partir de 2022 a tarifa da usina será reduzida em até R$ 4 milhões. No ano de 2023, essa redução pode chegar a R$ 10 milhões.

“Agora, vamos trabalhar junto com o governo federal para que, já no ano que vem, possamos ter uma redução significativa na tarifa de Itaipu. A partir de 2023, quando as dívidas de construção estiverem zeradas, a redução na tarifa, todos os anos, será ainda maior”, disse o general.

Dessa forma, as distribuidoras pagarão menos pela energia produzida por Itaipu e, por consequência, essa economia poderá chegar ao bolso do consumidor final, como as indústrias e o usuário comum.

De acordo com Itaipu, a usina é responsável por quase 15% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e por 90% do consumo paraguaio de eletricidade.

A usina informou ainda que, atualmente, o pagamento da dívida pela construção corresponde a quase 70% dos custos da empresa.

A redução da tarifa não vai alterar os demais custos, como os royalties e a execução de obras, conforme Itaipu.

“A queda da tarifa, além de ser uma compensação efetiva para quem pagou pela construção dessa obra gigantesca, será importante para a retomada da economia”, explicou o general.

Até esta quarta-feira, a hidrelétrica produziu quase 2,8 bilhões de megawatts-hora (MWh), o que seria suficiente para iluminar o mundo por 45 dias.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Anaeel) é quem determina os valores da tarifa de energia dos consumidores.

Até o momento, não é possível quantificar a redução efetiva na conta de luz dos consumidores finais com a possível mudança da tarifa de Itaipu.

Com informações de G1 Paraná

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte