Fale com a gente
refran

Geral

Waldomiro Liessem completaria 100 anos nesta quarta-feira (28)

Ele deixou seu legado na família e para toda a sociedade

Publicado

em

Prof. Liessem em discurso, no lançamento da pedra fundamental do antigo Clube Aliança na Rua D. João VI |FOTO: Arquivo pessoal|
Academia Meu Espaço

Hoje (28), o professor Waldomiro Liessem que foi homenageado através da escola municipal de mesmo nome em Marechal Cândido Rondon completaria 100 anos.

Waldomiro deixou seu legado na família e para toda a sociedade. Aliás, sua profissão marcou tão intensamente a vida de quem conviveu com ele, que dos quatro filhos que o professor Liessem teve com a esposa Veleda Haas Liessem, três também são professoras, Célia, Aurélia e Heiderose. E o seu amor pela profissão ultrapassa gerações, dos oito netos, que nem chegaram a conhecer o avô, três seguiram a carreira, Débora, Daniela e Caroline.

tryideas
Grupo Escolar General Rondon. Alunos enfrente à escola em pose de fotografia com o diretor Waldomiro Liessem e professores |FOTO: Arquivo pessoal|

Através do Facebook, a neta Daniela deixou sua homenagem a ele:

“Não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas deixou sua marca e seu legado. Tenho muito orgulho do que ele fez pela educação e a paixão dele se perpetua hoje em mim e em minhas irmãs”, Daniela Liessem Vigorena postou.

O Portal Rondon entrou em contato com a família para poder contar um pouco da história do professor.

Célia Liessem Vigorena relembra que quando tinha apenas 14 anos já ajudava o pai a corrigir as provas objetivas dos alunos. Waldomiro Liessem lhe entregava o gabarito das respostas e ela verificava quais estavam corretas e quais eram incorretas. “Depois ele revisava… E foi assim que me encantei pela profissão”, comenta. A professora rondonense conta que o pai sempre se dedicava ao máximo pelo magistério e em prol da educação.

“Ele sempre foi uma pessoa amorosa, tranquila, muito dedicada à família, mas extremamente atencioso no trabalho. Tanto é que segui a profissão dele pelo amor que eu sentia ao vê-lo trabalhar com tanto carinho e afeição. Pelo seu exemplo de vida, ele nos ensinou a sermos pessoas de caráter. Nos ensinou a sermos éticos, cumprir com nossos deveres, sermos honestos, responsáveis e dentre tantos outros valores. Sobretudo, nos falou para acreditarmos, porque somos capazes! Foi a melhor herança que nos deixou.”

Waldomiro Liessem nasceu em Taquari, Rio Grande do Sul, dia 28 de abril de 1921, filho de Antônio Werner Liessem e de Alzira Lauthert Liessem. Seu pai era professor e alfaiate, a mãe dona de casa e costureira.

|FOTO: Arquivo pessoal|

Após casar-se com Veleda Haas Liessem ( in memoriam), Waldomiro mudou para a cidade de Marcelino Ramos (RS) para desempenhar o cargo de diretor na Escola Centenário, daquele município. Em 1949 transferiu sua residência para Filadélfia, município de Piratuba (SC).

No ano de 1955, mudou-se para o distrito de General Rondon, hoje município de Marechal Cândido Rondon. Em 1959, a Escola Municipal General Rondon, passou a ser estadual e Waldomiro Liessem foi designado diretor do Grupo Escolar General Rondon, paralelamente a esta função, atuava nos dois turnos como professor em sala de aula.

Em 1961, iniciaram-se as atividades na Escola Evangélica Martin Luther, fruto de muitas reuniões lideradas pelo então pastor da igreja, pastor Pawelke, juntamente com a diretoria da comunidade e outros que se engajaram nesta luta.

No dia 08 de agosto de 1972, aos 51 anos, Waldomiro Liessem faleceu vítima de infarto, deixando sua esposa e 4 filhos.

|FOTO: Arquivo pessoal|

Em 1977, a prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, na gestão do prefeito, Almiro Bauermann, comunicou a família, que dariam o nome de Professor Waldomiro Liessem a uma escola situada no Loteamento Jardim Marechal.

A escola atende turmas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Portal Rondon/ *com informações da família

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte