Fale com a gente
refran

Economia

Crédito com garantia de imóvel vira opção para empresário enfrentar crise; contratação exige análise

Em 2020, modalidade cresceu 61% em relação a 2019, segundo Banco Central. Empreendedor deve comparar opções de crédito para evitar colocar imóvel próprio como garantia no caso de inadimplência.

Publicado

em

G1
Imobiliária Maurício Vazquez

Com o prolongamento da crise da Covid-19, pequenos empresários vêm recorrendo a empréstimos para manter seus negócios e usando bens próprios como garantia. A promessa é de juros mais baixos e prestações mais suaves no final do mês.

O mais popular deles é o crédito com garantia de imóvel, chamado de home equity. Nessa modalidade, o tomador do empréstimo coloca um imóvel como garantia de pagamento.

Müller Contabilidade

Em 2020, o home equity cresceu 61% em relação a 2019, segundo o Banco Central. De 2005 a 2020, a alta foi de 85%.

Antes de decidir pelo crédito, contudo, é preciso cuidado. Isso porque, para contratá-lo, o empresário deve fazer uma alienação fiduciária e se deixar de pagar o empréstimo, pode perder o imóvel dado como garantia.

De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), os juros do home equity variam entre 0,7% ao mês mais o IPCA e 1% ao mês mais o IPCA — o que, no ano, gira em torno de 12% ano (já somado o IPCA). Crédito para capital de giro (para pessoa jurídica), por sua vez, tem juros médio de 13% ao ano

Portal Rondon com informações G1

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte