Fale com a gente
Tic Tac

Municípios

Associação Bragadense de Catadores comemora um ano com saldo de 25 toneladas/mês de reciclados

Sócios têm muito trabalho, já conseguiram comprar um veículo e hoje as coletas ocorrem por conta própria e com apoio da prefeitura em grandes geradores, empresas, na zona rural e na cidade

Publicado

em

lift training

A Associação Bragadense de Catadores (ABC) comemorou na segunda-feira (05), um ano de atividades na Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), construída pela administração de Pato Bragado e Itaipu Binacional.


O início não foi nada fácil. Ainda em processo de estruturação, a ABC foi prejudicada pela pandemia, o baixo valor dos materiais e a escassez de resíduos destinados à associação.
No entanto, esse panorama foi se alterando com o passar dos meses. É o que revela a técnica da ABC, Claudireni Staadlober.

Portal Instagram

“Estamos em um caminho de evolução progressiva. Vemos que a população está cada vez mais consciente da necessidade de separação do lixo orgânico e reciclável. O valor do material melhorou e a demanda de reciclado que hoje chega à associação é cerca de 25 toneladas mês, aumentando, assim, os postos de trabalho e a renda dos catadores”, conta.


A tesoureira da ABC, Janete Lúcia Kist garante que a sua vida e dos demais catadores, oito no total, melhorou 100%.

“Temos muito trabalho e no final do dia estou cansada, mas recompensada e deito a minha cabeça no travesseiro à noite com o sentimento de dever cumprido, de orgulho de ser catadora e trabalhar na ABC”, enaltece.


A Associação já conseguiu comprar um veículo e hoje as coletas ocorrem por conta própria em grandes geradores, empresas, na zona rural e na cidade. A prefeitura também colabora com a coleta nas quartas-feiras, por intermédio de uma empresa contratada.


Nesse sentido, o prefeito Leomar Rohden, o Mano menciona que está muito feliz por saber que mais uma parceria estabelecida com a Itaipu está dando os melhores resultados possíveis.

“Estamos muito satisfeitos e queremos compartilhar isso com a técnica, a Claudireni e as famílias da ABC”, declara.


Para o prefeito esse sucesso é resultado de um trabalho incansável em benefício do meio ambiente e do município.

Junto com meu vice-prefeito, o John que também é o secretário de Saúde, Mano parabeniza a associação pela organização e o planejamento que possuem.

Da mesma forma pelo incentivo à conscientização das pessoas em prol da reciclagem, agregando valor e renda.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte