Fale com a gente
Clube Náutico

Esporte

Democrática, Copa do Brasil reúne estreantes das cinco regiões do país

Onze equipes participam pela primeira vez da competição, e algumas chegam com nomes conhecidos no elenco. Veja lista de estreantes

Publicado

em

Academia Meu Espaço

Competição mais abrangente do futebol nacional, a Copa do Brasil iniciou, na semana passada, a 33ª edição da disputa. Nesta temporada, 11 dos 92 clubes listados estão no torneio pela primeira vez na história – entre eles o Mirassol, atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, e o Marília, que quase jogou a elite no início do século.

Imagem
Foto/twitter.com/CopadoBrasil/media

Estados das cinco regiões do país contam com representantes inéditos no torneio nacional: Rondônia, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

lift training

Com menores colocações no ranking da CBF, estes times disputam a primeira fase em casa. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, as equipes mandantes precisam vencer os respectivos jogos para avançar à segunda fase. O visitante, melhor ranqueado, tem a vantagem de jogar pelo empate.

Dos 11 estreantes, só o o Real Brasília entrou em campo – ainda na semana passada. O clube candango, no entanto, perdeu por 2 a 0 do América-RN e foi eliminado.

Porto Velho

Campeão estadual em 2020, o Porto Velho Esporte Clube é o único representante de Rondônia na Copa do Brasil. Fundado em 2018, o clube conquistou seu primeiro título na segunda temporada disputando a elite do futebol local. O adversário da Locomotiva do Norte na Copa do Brasil é o Ferroviário-CE.

Uma das contratações da equipe para a temporada é o meia-atacante Nauhan, revelado pelo Osasco Audax e com passagens pelo futebol alemão.

Juventude Samas

Após conseguir o acesso à primeira divisão do Campeonato Maranhense em 2019, o Juventude Samas ficou na terceira colocação do Estadual no ano passado. Com isso, garantiu a terceira vaga do Maranhão na Copa do Brasil – ao lado de Sampaio Corrêa e Moto Club. O Rubro-negro da cidade de São Mateus vai encarar Operário-PR na primeira fase.

Com quatro jogos disputados, a equipe está na parte de cima da tabela do Maranhense 2021. Porém, a federação local está apurando denúncias de manipulação de resultados na competição.

Retrô

O clube-empresa da cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foi fundado em 2016 e já no primeiro ano disputando a Série A1 do Pernambucano conseguiu vaga na Copa do Brasil e na Série D. A Fênix vai encarar o Brusque na Arena de Pernambuco, palco da Copa do Mundo de 2014.

Recentemente, o centro de treinamento do clube abrigou o primeiro período de preparação da Seleção Brasileira Sub-18 no ano. Em jogo-treino, o sub-20 do Retrô foi goleado por 7 a 1. O local é apontado como um dos mais modernos do país é já recebeu times nordestinos em pré-temporada, como América-RN e CSA.

Nova Mutum

Campeão mato-grossense em 2020, o Nova Mutum Esporte Clube deu fim à sequência do Cuiabá – que levantou a taça entre 2017 e 2019. No ano anterior, a equipe havia conquistado o título da segunda divisão e conseguiu, na temporada de volta à elite, chegar ao primeiro lugar. Na Copa do Brasil, enfrenta o Tombense no Mato Grosso.

O clube conseguiu a renovação com 70% do elenco campeão estadual. Entre os jogadores, o destaque fica por conta do volante Willians, ex-Flamengo. Ele está com 35 anos de idade.

Jaraguá

Terceiro colocado do Campeonato Goiano, o Jaraguá Esporte Clube é um dos cinco representantes do estado na Copa do Brasil – junto a Atlético-GO, Goianésia, Vila Nova e Goiás. O Gavião da Serra recebe o Manaus na primeira fase.

Desde a eliminação na semifinal do Goianão, o Jaraguá já trocou de treinador duas vezes. O nome anunciado recentemente foi o de Rafael Toledo – ex-auxiliar do Vila Nova.

Real Brasília

O Real Brasília Futebol Clube já teve dois nomes em sua história – Esporte Clube Dom Pedro II e Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante. Terceiro colocado no Estadual de 2020, o Leão do Planalto ganhou vaga na Copa do Brasil, mas acabou derrotado pelo América-RN na última quinta-feira e deu adeus à competição.

O clube também se destaca no futebol feminino e vai disputar, ao lado do Minas Brasília, a Série A1 do Campeonato Brasileiro neste ano.

Rio Branco de Venda Nova

Campeão da primeira divisão do Capixaba pela primeira vez, o Rio Branco de Venda Nova representa o Espírito Santo com o homônimo e mais conhecido Rio Branco Atlético Clube – que tem 37 títulos estaduais. O novato Tricolor Serrano recebe o ABC na Copa do Brasil.

No Olímpico Perim, estádio localizado na cidade de Venda Nova do Imigrante, a 103 km da capital Vitória, o Rio Branco não perde desde abril de 2017.

Marília

Vice-campeão da Copa Paulista, o tradicional Marília Atlético Clube disputa a Copa do Brasil pela primeira vez. Fundada em 1942 e dona de dois títulos da Série A2, a equipe paulista enfrenta o Criciúma.

Por pouco, não jogou a elite do Brasileiro no início do século. Foi até a última fase da Série B em 2003, mas terminou na quarta posição, atrás de Palmeiras (campeão), Botafogo (vice) e Sport. Na época, apenas os dois primeiros do quadrangular final conquistavam acesso.

Atualmente, o Tigre disputa a Série A3 do Paulistão. A última vez em que o Marília esteve na elite do futebol local foi em 2015.

Mirassol

A temporada 2020 foi uma das melhores da história do Mirassol. Campeão da Série D, o Leão foi terceiro colocado do Campeonato Paulista e, além da Série C, vai disputar a Copa do Brasil em 2021. O clube tem um duelo local com o Red Bull Bragantino.

O time é comandado pelo técnico Eduardo Baptista, ex-Palmeiras, Sport, Fluminense, Athletico e Ponte Preta, entre outros. Recentemente, ele renovou contrato com o Mirassol até abril de 2022.

Cascavel

Terceiro colocado do Campeonato Paranaense, o Futebol Clube Cascavel tem 13 anos de história e vem ganhando notoriedade no estado. Na Copa do Brasil, o time aurinegro tem um duelo do Sul do país com o Figueirense.

A expectativa da diretoria do Cascavel é avançar pelo menos duas fases na Copa do Brasil. Sem entrar em campo desde dezembro, quando foi eliminado da Série D pelo Novorizontino, o time é comandado por Tcheco, meio-campo com passagens por Grêmio e Coritiba.

Santa Cruz-RS

Importante torneio da região Sul, a Copa Federação Gaúcha de Futebol teve um campeão inédito em 2020 – o Futebol Clube Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul. O Joinville é o adversário do Galo Carijó na Copa do Brasil.

William Campos, comandante da equipe alvinegra, é filho de Beto Campos – campeão gaúcho em 2017 pelo Novo Hamburgo.

Fonte/Ge

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte