Política
Arion busca recursos federais para clubes de idosos em Marechal Rondon
O vereador destacou que o foco agora está voltado para a construção de um novo pavilhão para o clube da Vila Gaúcha
O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou na sessão de segunda-feira (22) requerimento apresentado pelo vereador Arion Nasihgil, através do qual solicitou informações da Prefeitura sobre o fornecimento de terreno e a construção de nova sede para o Clube de Idosos Estrela do Oeste, sediado na Vila Gaúcha, bem como para o Clube de Mães e a Associação de Moradores do referido bairro, que funcionam no mesmo local.
Arion tem trabalhado desde o seu primeiro mandato em favor de entidades associativas do município. Segundo ele, é frequente o recebimento de demandas similares por parte de outros clubes de idosos e também diversas outras associações, haja vista que muitas delas estão instaladas em prédios e estruturas antigas, sem condições adequadas para o fim que se destinam, necessitando de auxílio do Poder Público para a implementação de melhorias.
O vereador destacou que o foco agora está voltado para a construção de um novo pavilhão para o clube da Vila Gaúcha. Ele solicitou à administração municipal que informe se há recursos disponíveis no orçamento para a obra ou, em caso negativo, que seja estimado o valor necessário e apresentado o respectivo projeto, para que o vereador busque em Brasília as emendas parlamentares necessárias, juntamente com os deputados federais Schiavinato e Leandre dal Ponte.
“Conheço bem a realidade dos nossos clubes. São dezenas deles em nosso município, e muitos realmente precisam de melhorias em suas estruturas, para que possam continuar funcionando de uma forma segura e adequada. Essas entidades são, muitas vezes, a principal fonte de lazer dos nossos cidadãos. Firmei um compromisso com a Vila Gaúcha, especialmente com idosos de lá, de que lutaria pela conquista de uma nova sede recreativa. A construção de um novo pavilhão depende exclusivamente da prefeitura, que é quem tem o poder de executar, mas estamos aqui para ajudar a viabilizar e possibilitar a obra”, afirmou Arion.
Ele destacou ainda que já está trabalhando com demandas vindas de outras entidades, para as quais igualmente já está em tratativas com representantes no Congresso Nacional visando a obtenção de recursos que possam ser necessários.
Em outra proposição também aprovada ontem, Arion questionou a administração municipal sobre o andamento da regularização fundiária de 335 imóveis, através de parceria firmada entre a Prefeitura e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Para o vereador, há demora na realização deste trabalho.
Ele lembra que, ainda em Junho do ano passado, já questionou a administração municipal sobre este problema.
“Naquela oportunidade, os moradores reclamavam da ausência de uma solução por parte do Poder Público Municipal, haja vista que há duas décadas os mesmos aguardam por um desfecho deste cenário visando legitimar seus imóveis”, afirmou no requerimento de ontem.
Os imóveis estão localizados nos Loteamentos Augusto I e II, Vila Martins, Santo Amaro e nos mutirões dos distritos de Porto Mendes, Margarida e Iguiporã. Já o atual processo de regularização teve início em 2018.
Já em indicação, ele sugeriu à administração municipal uma campanha de divulgação e conscientização da população acerca da necessidade e dos benefícios da separação do lixo reciclável dos descartes orgânicos, visando melhorar a coleta seletiva, em benefício das empresas e pessoas que dela sobrevivem e também em respeito ao meio ambiente.
Também em indicação, Arion propôs que a Prefeitura melhore a pavimentação asfáltica e instale novos postes de iluminação ao longo da Rua Porto Alegre, na região do Frankfurt. Ele cita que as melhorias são importantes, uma vez que a Rua Porto Alegre é uma via importante, inclusive para o deslocamento até à UPA 24 Horas.
De outra parte, em indicação com o vereador Claudinho, Arion cobrou que a Prefeitura verifique a situação das placas de “preferencial” e de “pare” em diversos pontos da sede municipal. Os vereadores alertaram que, enquanto algumas estão encobertas pela vegetação, em outros cruzamentos de rua esta sinalização não existe, o que eleva o risco de acidentes.