Fale com a gente
D Marquez

Esporte

Novak Djokovic vence sensação russa, avança à final e buscará nono título do Australian Open

Aslan Karatsev desperdiça chances, mas fecha campanha histórica com salto no ranking

Publicado

em

Foto: instagram.com/australianopen/
Academia Meu Espaço

O sonho de Aslan Karatsev chegou ao fim pelas mãos de Novak Djokovic. Sensação do Australian Open ao tornar-se o primeiro homem na Era Aberta a chegar a uma semifinal em sua estreia em Grand Slams, o russo acumulou erros diante do número 1 do mundo e foi eliminado nesta quinta-feira. Com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, Nole avança à final e buscará o nono título em Melbourne, o terceiro em sequência.

Na decisão Djokovic enfrentará o vencedor do confronto entre o grego Stefanos Tsitsipas e o russo Daniil Medvedev, que duelam nesta sexta-feira. O sérvio tenta o 18º troféu de Grand Slam e aproveitará os próximos dias para descansar, uma vez que ainda se recupera de uma lesão no abdômen.

Portal Instagram

Apesar da derrota, Karatsev deixa a Austrália com motivos de sobra para se orgulhar. Após duas semanas de quarentena rígida, o russo furou o qualifying de um Slam pela primeira vez na carreira e enfileirou adversários como o top 10 Diego Schwartzman para chegar às semifinais.

A campanha garantiu um salto de mais de 70 posições no ranking da ATP, e ele será o 42º quando a lista for atualizada na próxima segunda. A premiação ganha em Melbourne é superior a todo o montante que o tenista de 27 anos havia conquistado até então.

Djokovic e Karatsev oscilam muito a partir do 2º set

Após cinco dias de lockdown, o Australian Open voltou a receber público nesta quinta. O isolamento foi iniciado no sábado depois que 13 pessoas em Melbourne foram infectadas com a variante britânica do coronavírus, altamente transmissível. Se antes cerca de 30 mil pessoas por dia estavam circulando pelo complexo, nesta quinta-feira por volta de 7500 assistiram à vitória de Djokovic.

Djokovic começou sacando muito bem, com dois aces logo no primeiro game. Quando chegou a vez de devolver, o sérvio foi se impondo aos poucos. Karatsev oscilou pela primeira vez no saque no oitavo game. O sérvio se aproveitou e conseguiu a quebra. Na sequência sacou para o set, que encerrou com um ace: 6/3.

Karatsev perdeu o foco e acumulou erros no início do segundo set. Seriam 12 erros não forçados apenas nos cinco primeiros games da parcial (uma incrível disparidade de 18 a 1 no jogo até então). Neste intervalo Djokovic conseguiu duas quebras, a segunda delas com a bola batendo na fita e morrendo logo depois da rede, sem chances para o russo.

Quando o set parecia completamente dominado, Nole também falhou. O número 1 sacava para fechar a parcial (5/2) mas permitiu o crescimento do adversário, que teve sucesso na segunda chance de quebra e reduziu a diferença (3/5). Karatsev endureceu o jogo, e no 10º game mostrou novamente que venderia caro a derrota.

Djokovic novamente sacava para fechar o set e o russo, num rali com 32 trocas de bola, encaixou uma curtinha espetacular. No lance seguinte deu ótima devolução na diagonal e chegou à primeira de duas chances de quebra no game. Djoko mostrou frieza no saque, se safou em ambas e explodiu ao comemorar a vitória na parcial: 6/4.

Djokovic abriu o terceiro set com uma quebra e rapidamente chegou a 2/0. Mas Karatsev devolveu a quebra e igualou (2/2), recebendo aplausos do sérvio. Mal deu tempo para comemorar, e Djokovic mais uma vez quebrou o saque do russo. A vantagem foi ampliada com direito a um ace de segundo serviço (4/2). Nole quebrou o saque de Karatsev pela terceira vez na parcial e sacou para o jogo. Até deu um susto com uma dupla falta, mas não deu mais margem para erro. Selou a classificação para a final com 6/2 no placar.

Fonte: Ge

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte