Fale com a gente
Ponto Com

Mundo

Capivaras ‘verdes’ são flagradas em reservatório na Argentina

Autoridades locais alertam para riscos à saúde e impacto ambiental do fenômeno

Publicado

em

Foto: G1.
XIAOMI 6 Lite

Imagens de capivaras cobertas por um tom verde intenso chamaram atenção no reservatório da represa de Salto Grande, província de Entre Ríos, no centro-sul da Argentina.

Segundo especialistas, o fenômeno está ligado à proliferação de cianobactérias no rio Uruguai, que separa algumas províncias do país.

Charles Pinturas

As fotos viralizaram nas redes sociais e levantaram dúvidas sobre a origem da coloração. Inicialmente, algumas especulações sugeriam que os animais estivessem cobertos por tinta ou alguma substância artificial.

No entanto, ainda de acordo com especialistas, a causa está na proliferação excessiva dessas bactérias, que tendem a se espalhar em águas paradas e quentes, justamente como as do reservatório.

Segundo a imprensa local, a proliferação de cianobactérias tem sido registrada em vários trechos da bacia do rio. O fenômeno é impulsionado pelas altas temperaturas, baixa vazão e acúmulo de nutrientes como fósforo e nitrogênio, provenientes de atividades agrícolas e do despejo de resíduos.

Em um comunicado, a Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU), órgão que regula o uso do rio entre Argentina e Uruguai, alertou que as algas podem liberar toxinas prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

Isso porque o contato com a água contaminada pode causar irritações na pele, problemas gastrointestinais e, em casos mais graves, até afetar órgãos internos.

Contudo, até o momento, segundo o jornal argentino “El Clarín”, mesmo com a coloração anormal da água e a presença das algas, não houve interdição oficial das praias no local.

Bui Barbosa Rodapé
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3014
27 30 35 40 44 58
Atualizado: 2026-06-04 03:27:07
Estimativa próximo concurso:
R$ 32.000.000,00
Próxima data: 06/06/2026

Lotofácil: Concurso 3702
02 03 05 09 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 25
Atualizado: 2026-06-04 03:27:09
Estimativa próximo concurso:
R$ 10.000.000,00
Próxima data: 05/06/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1