Saúde
Ações do Dia D mobilizam estudantes e agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti em Quatro Pontes
Mobilização envolve escola, comunidade e equipes de saúde em esforço conjunto contra o mosquito transmissor da dengue
Dando continuidade às atividades do Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Pontes realizou, entre os dias 10 e 12 de novembro, uma série de ações de limpeza, conscientização e combate ao mosquito em parceria com o Colégio Estadual Quatro Pontes.
As atividades envolveram alunos, professores e a direção da instituição, sob a coordenação da diretora Solange Ferreira, e tiveram como foco principal a remoção de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios e áreas públicas. Durante os dois dias de mutirão, foram recolhidos quatro veículos (modelo Strada) carregados de materiais recicláveis e nove pneus, além da eliminação de sete criadouros ativos do Aedes aegypti identificados durante o arrastão.
Na quarta-feira (12 de novembro), as agentes de endemias também intensificaram as vistorias de rotina no centro da cidade, onde foram encontrados e eliminados oito novos focos do mosquito.
Essas ações fazem parte da preparação para o Arrastão contra a Dengue, programado para os dias 17 e 18 de novembro, quando as equipes percorrerão todos os bairros da área urbana para recolher materiais que possam acumular água. A Secretaria de Saúde solicita que os moradores coloquem em frente às residências objetos como garrafas, pneus, baldes, vasos e recipientes em desuso, que serão recolhidos pelas equipes da prefeitura.
Encerrando a programação, no sábado (22 de novembro), será realizado o Pedágio Educativo do Dia D, na Avenida Presidente Epitácio, em frente à Rádio Tropical FM. A ação contará com distribuição de materiais informativos e brindes, além de atividades recreativas para as crianças, reforçando o engajamento da comunidade no combate à dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Pontes ressalta que o sucesso das ações depende do comprometimento coletivo, destacando que a prevenção é a forma mais eficaz de combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.




