Fale com a gente
Ponto Com

Mundo

Médicos cogitaram suspender tratamento do papa e deixá-lo morrer, diz chefe da equipe de saúde

Sergio Alfieri contou que o momento mais crítico ocorreu no dia 28 de fevereiro, quando o papa teve uma grande piora no quadro de saúde

Publicado

em

Foto: TV Cultura.

Os médicos do papa consideraram encerrar o tratamento para que o pontífice pudesse “morrer em paz”. A revelação foi feita por Sergio Alfieri, chefe da equipe médica de Francisco, em entrevista nesta terça-feira (25) ao jornal italiano Corriere Della Serra.

Alfieri contou que o momento mais crítico ocorreu no dia 28 de fevereiro, quando o papa teve uma grande piora no quadro de saúde. Segundo ele, o Santo Padre, que estava consciente o tempo todo, sabia que estava mal e disse aos médicos: “Está ruim”.

tryideas

Foi o pior momento. Pela primeira vez vi lágrimas nos olhos de algumas pessoas ao seu redor. Pessoas que, percebi durante esse período de internação, o amam sinceramente, como um pai. Estávamos todos cientes de que a situação havia piorado ainda mais e que havia um risco real de que ele não sobrevivesse“, relembrou.

Ainda de acordo com o médico, foi Massimiliano Strappetti, assistente pessoal do pontífice e o escolhido pelo próprio Francisco para tomar todas as decisões sobre sua saúde, que decidiu tentar de tudo para salvá-lo apesar do risco de novas complicações.

Tivemos que escolher entre parar e deixá-lo ir, ou forçá-lo e tentar todos os medicamentos e terapias possíveis, correndo o risco muito alto de danificar outros órgãos. E no final nós tomamos esse caminho. Massimiliano Strappetti disse: ‘Tente de tudo, não desista’. Foi o que todos nós pensamos também. E ninguém desistiu“.

Alfieri ainda disse que houve um segundo momento em que o papa correu grande risco, quando ele broncoaspirou enquanto se alimentava.

Foi o segundo momento realmente crítico (…). Posso dizer que duas vezes a situação foi perdida e então aconteceu como um milagre“, comemorou.

Nesta terça-feira (25), o Vaticano falou sobre o estado do pontífice, dois dias após sua alta. De acordo com comunicado, Francisco prossegue com a terapia farmacológica e a fisioterapia, em particular a reabilitação respiratória “para recuperar completamente o uso da respiração e da fala“.

Com informação TV Cultura.

Café Colonial
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3033
18 21 23 43 55 58
Atualizado: 2026-07-21 08:57:16
Estimativa próximo concurso:
R$ 42.000.000,00
Próxima data: 21/07/2026

Lotofácil: Concurso 3740
01 02 05 06 08 09 11 12 13 15 16 17 20 21 22
Atualizado: 2026-07-21 08:57:18
Estimativa próximo concurso:
R$ 15.000.000,00
Próxima data: 21/07/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1