Fale com a gente
CHOPP Providência

Agronegócio

Projeto retira limite legal do valor do seguro-safra

A definição desse valor ficará a cargo de um comitê gestor; deputados federais analisam a proposta.

Publicado

em

Foto: Catve.
XIAOMI 6 Ultra

O Projeto de Lei 1282/24 retira da lei a fixação de valor máximo do seguro safra. Essa definição ficará a cargo do Comitê Gestor do Garantia Safra, formado por 25 organizações e chefiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Atualmente, o teto desse seguro, de acordo com a Lei do Seguro-Safra, é de R$ 1.200 anuais por família, pago em até seis parcelas mensais.

Charles Pinturas

A proposta reduz o pagamento para três parcelas ou uma parcela em casos de emergência, calamidade pública, pandemia ou epidemia.

O texto amplia ainda ações que deverão ser adotadas por estados e municípios para melhorar as condições de agricultores familiares conviverem com o semiárido, como diversificação produtiva, integração com outras políticas públicas e adaptação a mudanças climáticas.

Segundo o deputado Carlos Veras (PT-PE), autor da proposta, as mudanças são fundamentais para que o programa seja ainda mais eficaz e abrangente. “Melhorando as condições atuais e mantendo seu objetivo central de garantir renda mínima para a manutenção da agricultura familiar”, acrescenta.

Próximos passos

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Com informação Catve.

Rui Barbosa Festa Junina
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3020
06 09 17 27 29 45
Atualizado: 2026-06-20 17:27:06
Estimativa próximo concurso:
R$ 42.000.000,00
Próxima data: 20/06/2026

Lotofácil: Concurso 3714
03 04 05 06 09 10 11 12 13 14 15 16 18 19 21
Atualizado: 2026-06-20 17:27:08

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1