Fale com a gente
Bonni Restaurante

Economia

Banco Central mantém Selic em 10,5% e interrompe ciclo de queda dos juros

A taxa estava em 13,75% ao ano no começo do ciclo.

Publicado

em

Foto: TV Cultura.
Rui Barbosa

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (13) manter a taxa de juros inalterada em 10,5% ao ano. A decisão foi unânime.

A medida encerra o ciclo de queda da Selic iniciado em agosto do ano passado, quando a taxa estava em 13,75%. Nesse período, foram sete quedas seguidas.

Müller Contabilidade

O Copom afirmou que o cenário da inflação ainda exige cuidados e não justifica uma mudança na taxa de juros.

“O Comitê, unanimemente, optou por interromper o ciclo de queda de juros, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela”, diz a instituição.

“A política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê se manterá vigilante e relembra, como usual, que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, ressaltou o BC.

Ao atingir o patamar de 10,50% ao ano, a taxa segue no menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25% ao ano.

Reunião do Copom 

O Copom é formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e por oito diretores da autarquia

A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação. A taxa influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir o patamar da Selic. Neste ano, o BC vai se reunir mais quatro vezes:

30 e 31 de julho

17 e 18 de setembro

5 e 6 de novembro

10 e 11 de dezembro

Com informação TV Cultura.

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte