Fale com a gente
Bonni Restaurante

Esporte

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIOESTE CELEBRA 40 ANOS

A programação, que ocorre de 23 a 25 de maio, inclui palestras, um jantar comemorativo e atividades que ressaltam a evolução e o impacto do curso no âmbito acadêmico e comunitário.

Publicado

em

FOTO: Assessoria
Dr Guilherme Dentista

O curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi implantado em 1984 no campus de Marechal Cândido Rondon e no ano de 2024 celebra 40 anos de existência.

Desde o seu início já formou 1301 profissionais, entre licenciados e bacharéis, comprometidos com a educação, o esporte, o bem-estar, a promoção da saúde, e, sobretudo, o desenvolvimento humano. Ao longo de sua trajetória, o curso consolidou sua presença não apenas regional, mas também nacional. A qualidade científica do curso é um pilar fundamental, desde o seu início, refletindo-se na formação sólida de seus alunos. O corpo docente altamente qualificado e as parcerias proporcionaram um ambiente propício para a pesquisa e a atualização constante, garantindo que os egressos estejam aptos a enfrentarem os desafios contemporâneos na área de Educação Física, do lazer, da saúde e do esporte.

Gramado Presentes

Além da excelência acadêmica, o curso destaca-se pela qualidade nas atividades de extensão, promovendo projetos e ações que impactam diretamente a comunidade e a formação dos nossos egressos. Ao longo de suas quatro décadas, o Curso de Educação Física enfrentou desafios e celebrou conquistas significativas. Uma dessas conquistas é o credenciamento do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), desde o ano de 2022.

De acordo com o professor Gustavo André Borges (coordenador do curso de Educação Física Licenciatura), “o Curso de Educação Física, ao completar 40 anos, reafirmará seu compromisso com a formação de profissionais de alta qualidade, sua inserção regional e nacional, sua excelência científica, a responsabilidade social e a busca contínua por inovação e aprimoramento, consolidando-se como uma referência no cenário educacional brasileiro”. O professor Lucinar Jupir Forner Flores (egresso do curso e coordenador do curso de Educação Física Bacharelado) destaca que “a luta pela valorização da profissão e a conquista de espaços políticos na sociedade, evidenciam o comprometimento da instituição com o fortalecimento da área e a defesa dos interesses dos profissionais formados por ela”.

O Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL), professor Arestides Pereira da Silva Júnior, que também é egresso do curso, reforça a importância da Educação Física como área de conhecimento e de atuação profissional, fundamental para a promoção da saúde da população e o processo educativo do ser humano. Além disso, reconhece a história de conquistas do curso de Educação Física da Unioeste, sempre em evolução e fortalecimento, buscando formar profissionais qualificados e com uma visão humanista para a atuação na sociedade.

De acordo com o professor Emerson Fey (Diretor geral de campus), “um período ou momento de registro de passagem, no caso, dos 40 Anos da primeira turma do Curso de Educação Física (1984-2024), sempre nos instiga a pensar a realidade dos tempos atuais, mas também ao período de início e das trajetórias, dificuldades e conquistas obtidas durante estes 40 Anos. Com o Decreto n. 89.185, de 16/12/1983, do Presidente da República, a Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon, a FACIMAR, deu os primeiros passos para a ampliação e expansão dos Cursos de Graduação com a Educação Física e também de Administração”. O professor ainda destaca que “a programação do Evento de Comemoração dos 40 Anos do Curso de Educação Física já integra a qualificação e destaca a importância do Curso e da Universidade em nossa região, no Paraná e no país. Parabéns a Todas as Pessoas que fizeram e fazem parte destas 4 Décadas!”.

Considerando a celebração dos 40 anos do curso de Educação Física da Unioeste, o colegiado do curso de Educação Física, em parceria com a Direção de Centro (CCHEL) e a Direção do Campus de Marechal Cândido Rondon, promove uma programação especial para os docentes, discentes, egressos do curso e profissionais da área.

A programação, que ocorre de 23 a 25 de maio, inclui palestras, um jantar comemorativo e atividades que ressaltam a evolução e o impacto do curso no âmbito acadêmico e comunitário.

No dia 23 de maio (quinta-feira), às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), o professor Me. Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira de Futsal, ministrará a palestra “A pressão é um privilégio para poucos”. No dia 24 de maio (sexta-feira), às 9h00, no Tribunal do Júri da Unioeste, o professor Dr. Antônio Carlos Gomes terá como tema central de sua palestra “Controle de Carga de Treino no Esporte e no Fitness”. Ambas as palestras são gratuitas e as inscrições são realizadas no site: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/edfisica40anos. A realização das palestras de forma gratuita aos participantes, foi possível devido ao apoio e parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR), por meio do seu presidente, o professor Gustavo Chaves Brandão, o qual é egresso do curso de Educação Física da Unioeste.

O ponto culminante das festividades será o Jantar e Baile no Clube Aliança – Marechal Cândido Rondon, no sábado, dia 25 de maio. Este evento promoverá um encontro de gerações de egressos, professores e alunos, celebrando as quatro décadas de sucesso do curso. De acordo com o professor Lair José Bersch, docente aposentado do curso de Educação Física e um dos coordenadores do evento, destaca que “particularmente tenho um imenso orgulho de estar ajudando a escrever essa linda história. Construída por várias mentes, com muita inspiração e trabalho de pessoas abnegadas, sonhadoras e corajosas. Com enfrentamentos gigantescos, conquistada por alunos, professores, dirigentes e sociedade. Temos muito a comemorar!”. O evento festivo é por adesão e os interessados devem entrar em contato com a secretaria do curso de Educação Física.

A Comissão organizadora do evento agradece aos patrocinadores e apoiadores do evento: Acimacar, Alibra, Conselho Regional de Educação Física, Copagril, Sicredi e Sicoob.

Parabéns ao curso de Educação Física da Unioeste!

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte