Fale com a gente
Gramado Presentes

Economia

Pela sexta vez seguida, Banco Central reduz taxa de juros, que alcança patamar de 10,75% ao ano

Taxa não alcança esse patamar há dois anos; tendência é o Banco Central seguir com mais cortes em 2024.

Publicado

em

Foto: Tv Cultura.
Providência

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (20) um novo corte de 0,50 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros. A redução da Selic passou de 11,25% para 10,75% ao ano. Este foi o sexto corte seguido, que começou a cair em agosto de 2023.

Com a decisão, a taxa chegou ao menor nível desde o início de março de 2022, quando também estava em 10,75% ao ano.

Dr. Pedro Wild

Em nota, o Copom informou que pretende continuar a reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual na próxima reunião.

“Em função da elevação da incerteza e da consequente necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, os membros do Comitê, unanimemente, optaram por comunicar que anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião”, explicou o órgão.

O Copom é formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e por oito diretores da autarquia. O comitê define o percentual da Selic a cada 45 dias.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2023, o indicador fechou o ano em 4,62%.

Para 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano.

Com informação Tv Cultura.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte