Fale com a gente
Tic Tac

Mundo

Missão espacial dos Estados Unidos será interrompida cinco dias após pouso na Lua

O módulo lunar tombou em uma rocha na Lua e os pesquisadores estimam que o contato com a sonda Odysseus termine nesta terça-feira (27)

Publicado

em

Foto: Tv Cultura.
Rui Barbosa

A empresa norte-americana Intuitive Machines informou, nesta segunda-feira (26), que vai interromper a missão espacial IM-1, pois o módulo lunar tombou em uma rocha na Lua, o que gerou falha de comunicação. Os pesquisadores estimam que o contato com a sonda Odysseus termine nesta terça-feira (27).

O retorno dos Estados Unidos à Lua após 50 anos aconteceu na última quinta-feira (22), pouco depois de os controladores tentarem corrigir um problema de navegação que havia sido identificado.

Ótica da Visão

Mesmo com os controladores terem conseguido pousar o módulo, a sonda tombou em uma rocha, o que trouxe problemas no envio de dados, já que duas antenas da sonda ficaram apontadas para baixo.

A expectativa da Nasa era a de que o módulo operasse por um período de sete a 10 dias. A sonda deveria recolher dados sobre o ambiente lunar em uma preparação para o envio de uma missão tripulada à Lua prevista para acontecer até 2026.

Com informação Tv Cultura.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte