Fale com a gente
Clube Náutico

Economia

Banco Central reduz taxa Selic de 11,75% para 11,25%

Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros.

Publicado

em

Foto: Tv Cultura.
Gramado Presentes

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (31) um novo corte de 0,50 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros. A redução da taxa Selic passou de 11,75% para 11,25% ao ano.

Este foi o quinto corte seguido na taxa Selic, que começou a cair em agosto de 2023.

Portal Instagram

Ao patamar de 11,25%, a taxa chegou ao menor nível desde o início de março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano.

Em nota, o Copom informou que pretende continuar a reduzir a Selic em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. A decisão também foi unânime.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, diz o texto.

O Comitê também reforçou a importância de executar as metas fiscais já estabelecidas “para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária”.

O Copom é formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e por oito diretores da autarquia. O comitê define o percentual da Selic a cada 45 dias. A próxima reunião deve ocorrer entre os dias 19 e 20 de março.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2023, o indicador fechou o ano em 4,62%.

Para 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano.

Com informação TV Cultura.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte