Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Nova impressão 3D faz mão robótica com ossos e tendões “mais humanos”

Os cientistas usaram um scanner a laser 3D para olhar cada camada. 

Publicado

em

Foto: reprodução/ Twitter @srl_ethz
Gramado Presentes

Pesquisadores da universidade ETH Zurique, na Suíça, conseguiram dar um passo importantíssimo em direção à criação de uma mão robótica com movimentos mais flexíveis e humanos utilizando uma nova técnica de impressão 3D.

Ela é chamada de jateamento controlado por visão (VCJ). Assim, foi possível criar uma mão robótica com estruturas semelhantes a ossos, ligamentos e tendões humanos, para que tenha mais flexibilidade.

Portal Instagram

“Agora podemos imprimir sistemas complexos que são totalmente funcionais e não precisam de montagem”, informou no X (antigo Twitter) a Soft Robotics Lab at ETH Zurich, comemorando que a criação saiu na revista especializada nature.

Como funciona 

Para a produção é usado polímeros de tioleno de cura lenta, que são mais elásticos e flexíveis melhores do que os materiais tradicionalmente usados na impressão 3D.

Os profissionais aplicaram a técnica para criar uma mão robótica surpreendente: ela é equipada com sensores de pressão e toque, possui 19 estruturas similares a tendões e pode até realizar movimentos de pulso e dedos. Incrível, não?

Os cientistas usaram um scanner a laser 3D para olhar cada camada. 

Isso permite imprimir sem precisar nivelar mecanicamente depois de cada camada fica pronta, o que faz a produção ser mais rápida.

Essa invenção pode ser muito importante para fazer mãos mecânicas mais naturais e que se ajustam melhor ao que as pessoas precisam.

O que isso muda?

Com isso também é possível transformar ideias em protótipos funcionais e duradouros com extrema facilidade. Isso sem precisar de ferramentas ou montagens intermediárias caras.

Outros trabalhos realizados com o método incluem um coração robótico, um robô de seis pernas e um metamaterial absorvente de vibrações.

No futuro 

O  VCJ será capaz de substituir todos os métodos de impressão a jato de tinta baseados em contato.

Isso devido à sua maior flexibilidade de materiais e à possibilidade de produção mais eficiente.

A descoberta é motivo de grande otimismo para a robótica, implantes médicos e outras indústrias que poderão se beneficiar imensamente dessa tecnologia incrível.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte