Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Saúde

Imunização é tema de encontro de educação permanente de profissionais da saúde

Evento promovido pela secretaria estadual da Saúde reúne em Curitiba cerca de 120 técnicos, entre tutores (que são capacitados para serem multiplicadores do conhecimento), e profissionais das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Publicado

em

Foto: SESA
Academia Meu Espaço

O atual cenário e a necessidade de fortalecimento das ações para atingir as metas das coberturas vacinais são os temas principais do 11º Encontro PlanificaSUS Paraná – iniciativa nacional de educação permanente dos profissionais da saúde pública. O evento começou nesta terça-feira (7) e reúne cerca de 120 técnicos, entre tutores do PlanificaSUS (que são capacitados para serem multiplicadores do conhecimento gerado no encontro) e profissionais da imunização das 22 Regionais de Saúde.

Promovido pela secretaria estadual da Saúde (Sesa), o encontro, que vai até quinta-feira (9), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, também aborda as atualizações do calendário vacinal propostas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Será discutido, ainda, o processo de avaliação e monitoramento das etapas anteriores já realizadas pelo PlanificaSUS Paraná.

Portal Instagram

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explica que o acompanhamento dos indicadores possibilita que as equipes da saúde envolvidas no PlanificaSUS qualifiquem cada vez mais os processos de trabalho e proponham ações de melhoria contínua. Tudo isso com foco principal no atendimento realizado a todos os usuários do SUS no Paraná.

No evento, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, disse que esta etapa do PlanificaSUS é uma oportunidade de discutir e falar sobre a importância da vacina com profissionais das unidades de saúde e ambulatórios envolvidas no processo.

“Mais uma vez estamos reunidos para falar sobre a vacinação. É preciso discutir muito sobre o assunto em todos os encontros do PlanificaSUS. Por meio destes encontros é possível realizar o monitoramento e avaliação dos processos de trabalho das Unidades de Saúde, proporcionando a qualificação para que o trabalho ocorra da melhor maneira possível em todo o  Estado”, explicou Maria Goretti.

PLANIFICASUS

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos de acordo com a metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O Paraná aderiu a estratégia PlanificaSUS em 2019, inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, e em 2021 foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as regiões do Estado.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte