Fale com a gente
Sicredi

Mundo

Google vai excluir contas inativas na próxima semana; veja o que fazer para não perder acesso

Contas que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e informações de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.

Publicado

em

Foto: G1
Academia Meu Espaço

O Google informou que, a partir de 1º de dezembro de 2023, vai começar a excluir contas inativas, ou seja, que não foram acessadas por seus titulares num período de dois anos.

As contas do Google que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e arquivos de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.

Müller Contabilidade

A medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma do Google para empresas, escolas ou outras organizações.

E, segundo a empresa, a exclusão vai começar por contas que foram criadas e nunca mais foram usadas.

Como não perder a conta do Google?

Para não perder a conta do Google por inatividade, é preciso fazer o login e realizar ao menos uma das atividades abaixo:

  • Ler ou enviar um e-mail
  • Usar o Google Drive
  • Assistir um vídeo do YouTube
  • Compartilhar uma foto
  • Fazer o download de um app
  • Usar a Pesquisa Google
  • Usar o recurso “Fazer login com o Google” em um app ou serviço de terceiros

A exclusão também não afetará contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, como a de um serviço do Google ou de terceiros, ou que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.

Por que o Google vai excluir contas?

O Google diz que vai excluir contas inativas porque as chances de elas terem a segurança comprometida são maiores. Isso porque esses cadastros podem ter senhas que já apareceram em vazamentos de dados e, em geral, não contam com a proteção da autenticação de dois fatores.

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas”, diz a empresa.

Com informação G1.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte