Fale com a gente
Ortobom

Policial e Trânsito

Alerta para realização do exame toxicológico chegará a motoristas via carteira digital

Teste é obrigatório para condutores das categorias C, D e E, que têm prazo até dezembro para regularização

Publicado

em

Foto: Assessoria
subway

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) começa nesta terça-feira (28) a notificar os condutores de todo o país que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido.

O alerta chegará direto nos celulares dos motoristas via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Müller Contabilidade

 O teste é obrigatório para os portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E: o prazo para regularizarem a situação vai até o próximo dia 28 de dezembro.

As notificações serão feitas de três modos:

• Via notificação “push”, com uma mensagem de alerta na tela inicial do celular, para todos os condutores que estão com o exame vencido e precisam renová-lo; pela central de mensagens da CDT (sininho), que oferece todas as atualizações para o condutor, ou ainda pela área específica do exame toxicológico na CDT, na qual há detalhes sobre a data da última coleta e quanto à necessidade de renovar o procedimento.

Além de todos esses meios de notificação no aplicativo, a Senatran encaminhará mensagem a todos os condutores que ainda não fizeram o teste e tiverem e-mail cadastrado no sistema.

 Aqueles que não realizarem o exame dentro do prazo estipulado poderão arcar com multa de R$ 1.467, 35 e sete pontos na CNH. Também voltam a valer as multas de condutores que estão com o teste vencido.

 O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias. Ele precisa ser realizado a cada 30 meses por motoristas das categorias C, D e E, que dirijam caminhões ou ônibus, por exemplo.

É preciso baixar e instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no smartphone; fazer o login ou criar o cadastro no sistema gov.br, caso ainda não o tenha. Depois é necessário cadastrar os documentos no aplicativo e utilizar o aplicativo..

Assessoria Ministério dos Transportes

Ortobom
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte