Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Vendaval teve característica de tornado em Cascavel; veja vídeos e fotos

Dezenas de casas foram destelhadas, número oficial ainda é apurado

Publicado

em

Fotos: Catve / vídeos e fotos internautas
Academia Meu Espaço

Um forte vendaval com características de tornado atingiu Cascavel por volta das 6h desta quarta-feira (4), deixando um rastro de destruição. De acordo com a Defesa Civil, que está nas ruas atendendo a população, o vento intenso iniciou na região do bairro Santa Cruz e por onde passou causou uma série de danos. Os bairros Parque São Paulo e Maria Luiza também foram atingidos.

Árvores e postes caíram em várias regiões da cidade, inclusive no Exército Brasileiro. Dezenas de casas foram destelhadas.

Portal Facebook

Por conta do temporal, o telefone 199 da Defesa Civil está inoperante. O Corpo de Bombeiros também informou que o 193 não está funcionando. A corporação disponibilizou como contato alternativo o WhatsApp 3220-0005 e os telefones 3324-7984, 3227-4967 e 3324-8574.

Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, uma base de apoio foi montada no quartel do Corpo de Bombeiros na Rua General Osório. A Defesa Civil está com uma base na sua sede, na Rua Martinha Afonso de Souza.

“Nós já estamos com equipe nas ruas atendendo muita gente. A população que pode vir na Defesa Civil retirar lonas. A orientação de segurança no momento é tomar muito cuidado com os fios que caíram, com os postes que caíram”, destaca o coordenador.

Muitas casas estão sem energia elétrica e há fios soltos nas ruas. “É preciso tomar cuidado com a parte elétrica, estamos tentando o contato com a Copel e orientamos a população também a fazer esse contato com a companhia de energia elétrica e, se possível, não sair de casa”, diz Ribeiro.

vídeos e fotos internautas

Empresas têm telhados arrancados

Parte da estrutura também ficou destruída devido.

Empresas localizadas na avenida Tancredo Neves tiveram telhados arrancados, além de danos da estrutura com a passagem do forte temporal.

As imagens mostram que o telhado de zinco foi levado com a força do vento e parte da fachada de alvenaria também foi derrubada.

Parte do telhado atravessou a avenida, um pouco parou no canteiro central já outros ficaram próximos a estabelecimentos.

Conforme informado à reportagem, caixas de água de uma empresa acabou indo para o estacionamento da 10ª Regional de Saúde e foram ‘recuperadas’ pelos funcionários assim que a chuva deu uma trégua.

Ainda na avenida Tancredo Neves foram registradas quedas de árvores, danos em um posto de combustíveis onde uma placa foi derrubada.

Casas, empresas e o 15º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro foram atingidos

A cena parece de filme. Destelhamentos, árvores derrubadas e folhas de zinco espalhadas por vários locais.

Os danos causados pelo forte temporal foram registrados em casas, empresas e também no 15º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro.

Esses imóveis foram atingidos por folhas de zinco de barracões e silos desativados da antiga Sanbra. No vídeo é possível ver que uma estrutura desabou com a força da tempestade e outra teve a cobertura arrancada.

Na rua da Lapa da pra ver que postes ficaram pendurados pela fiação, galhos de árvores e parte da cobertura ficaram espalhados no asfalto, além de atingirem carros e motos que estavam parados no acostamento.

Na rua Cuiabá o trânsito ficou complicado  devido aos galhos nas ruas e também as folhas de zinco que estavam nas proximidades.

Os motoristas que passavam pelo local precisavam redobrar a atenção pelos obstáculos na via e também devido ao semáforo que estava desativado.

O Simepar apontou às 06h rajada de vento de 51 km/h.  De acordo com as informações dos radares meteorológicos as tempestades mais intensas ocorreram nas área oeste e sul como descrito e a estação meteorológica fica pouco mais ao norte. Entre às 06h e 06h3 a precipitação foi de 23.8 mm que é uma intensidade forte.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte