Fale com a gente
Sicredi

Geral

Temporais causam alagamentos, deslizamentos e alertam para cheia em rios de SC

Estado está em atenção para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos

Publicado

em

Fotos: Defesa Civil/Corpo de Bombeiros
Academia Meu Espaço

A chuva volumosa registrada nesta quarta-feira (4) provoca prejuízos em Santa Catarina. Casas foram destelhadas, alagadas e ficaram sem energia elétrica. Em algumas cidades, principalmente no Vale do Itajaí, as tempestades superaram 100 milímetros, em um período de 12 horas.

Em Chapecó, maior cidade do Oeste, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua. Ainda no trânsito, rodovias estaduais e federais sofrem com alagamentos e a BR-282, na altura de Erval Velho, houve uma queda de barranco que interditou a pista.

lift training

Também há registro de queda de árvores por conta dos ventos. Os municípios avaliam a abertura de abrigos ao longo do dia.

O estado está em atenção para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil, a chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões nesta quarta.

Os temporais ocorrem por conta do avanço de frente fria que passa pelo Sul do país, além da influência de um sistema de baixa pressão presente no Paraguai.

Oeste de SC

De acordo com a Defesa Civil de Chapecó, 16 residências foram destelhadas no final da tarde de terça no bairro Santo Antônio. Lonas foram distribuídas durante a madrugada. Ao longo da noite, 200 locais ficaram sem energia por conta de placas metálicas atingiram a rede elétrica.

Em Vargeão, galhos de árvore caíram na BR-153, entre trevo da Campina da Alegria e Irani, por volta das 2h desta quarta.

Em Erval Velho, houve alagamentos em diversas áreas e cerca de 50 pessoas foram atingidas. Os bombeiros trabalham para atender as vítimas.

Em Piratuba, uma encosta desmoronou sobre residências na cidade. Não há informações sobre feridos ou desabrigados.

Serra de SC

Na cidade de Curitibanos, seis casas ficaram alagadas por conta da chuva volumosa na região. Moradores foram retirados com a ajuda dos bombeiros por volta das 5h desta quarta. Não houve feridos.

Vale do Itajaí

Em Blumenau, uma casa foi destelhada e os bombeiros registraram uma queda de árvore no bairro Velha Central. O município monitora o nível dos rios na região.

A Defesa Civil de Rio do Sul atualizou às 12h30 a previsão do nível do Rio Itajaí-Açu na cidade para 7,5 metros. Esse índice deve ser atingido nas próximas horas e, se confirmado, fará com que a cidade esteja oficialmente com uma enchente. Por conta do cenário, o município confirmou a abertura de cinco abrigos para atender moradores em caso de necessidade.

Em Taió, as comportas da barragem da cidade foram fechadas após registro de chuva recorde. Foram mais de 100 milímetros em um período de 12 horas. A cidade foi atingida por queda de barragens e a Defesa Civil monitora bairros da cidade.

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, a chuva persistente durante toda a madrugada deixou diversas vias alagadas. Há pontos de água sobre a pista na Avenida Beira-Mar Norte, além da BR-282. Diversas ruas no bairro Campeche ficaram alagadas.

Norte de SC

As fortes chuvas que caíram na manhã desta quarta obrigaram a prefeitura de São Bento do Sul a decretar situação de emergência na cidade. De acordo com dados da prefeitura, o município acumulou 74.4 milímetros de chuva em 12 horas e há chamados de moradores para atendimento em diversos bairros.

Em Rio Negrinho, ruas ficaram parcialmente interditadas. Segundo o município, durante as últimas 6 horas, foram 41 milímetros de chuva no município. A cidade monitora os níveis dos rios.

Em Jaraguá do Sul, houve queda de muro, deslizamento de terra e casas foram inundadas.

Em Joinville, cidade mais populosa do estado, a quarta começou com chuva forte. O município registrou pontos de água acumulada em ruas, que causam lentidão no trânsito.

Telefones para pedir ajuda:

Corpo de Bombeiros: 193;

Polícia Militar: 190;

Defesa Civil: 199.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte