Fale com a gente
refran

Mundo

Seca na Argentina gera preocupação no mercado global de grãos

Seca na Argentina afeta a produção de soja e pode impactar o Brasil

Publicado

em

Foto: Arquivo/Portal Rondon
Gramado Presentes

O início da temporada de cultivo de soja de 2023/24 está trazendo desafios significativos, especialmente na Argentina, um dos principais países produtores de soja da América Latina. A seca que atingiu a Argentina durante a safra anterior resultou em uma redução drástica na produção de soja no país. Os efeitos desse fenômeno climático têm implicações tanto para o mercado argentino quanto para o mercado global de grãos, incluindo o Brasil.

Durante a safra 2022/23, os produtores argentinos enfrentaram uma queda de rendimento impressionante, com uma média de rendimento de 2.000 kg/ha, uma redução de 46% em relação à safra anterior. Os números refletem os efeitos adversos da seca que afetou várias regiões agrícolas do país. A soja de primeira safra foi particularmente afetada, com uma redução de 47% no rendimento em comparação ao ano anterior.

Dr Rodrigo Dentista

A Argentina é um dos principais exportadores mundiais de soja, e a queda na produção teve consequências nos mercados globais. A diminuição das exportações argentinas de soja afetou o suprimento internacional, criando incertezas para países importadores. O Brasil, como um dos principais atores na produção de soja, desempenha um papel importante na estabilidade dos preços internacionais.

O Brasil é uma potência agrícola e tem visto seu setor de soja crescer consistentemente nas últimas décadas. Mesmo enfrentando desafios como instabilidade nos preços e aumento dos custos de produção, a expectativa é de que a produtividade continue a crescer na safra de 2023/24, ajudando a equilibrar os custos e garantir a rentabilidade.

A agricultura está intrinsecamente ligada às condições climáticas, e os agricultores enfrentam desafios climáticos constantes. Tecnologias de monitoramento digital desempenham um papel fundamental na coleta de dados em tempo real sobre as condições da lavoura. Essas informações permitem que os agricultores tomem decisões mais informadas e otimizem o uso de recursos agrícolas.

A Agtech desempenha um papel vital, fornecendo soluções de monitoramento digital que capacitam os agricultores a tomar decisões baseadas em dados em tempo real. Isso não apenas melhora a gestão agrícola, mas também ajuda a mitigar riscos e a promover a sustentabilidade das operações agrícolas.

A seca na Argentina está gerando preocupações no mercado global de grãos, incluindo o Brasil. A capacidade de os agricultores se adaptarem às condições climáticas e tomarem decisões informadas com base em dados precisos será crucial para garantir a estabilidade no fornecimento de alimentos e para o sucesso das operações agrícolas em todo o continente sul-americano.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte