Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Programa Acamados garante atendimento humanizado a pacientes com problemas de locomoção.

Além de visitas periódicas por parte de uma equipe multidisciplinar, os pacientes também recebem cama hospitalar com colchão, cadeira de rodas e andador (a depender da necessidade)

Publicado

em

Foto: Assessoria
Martin Luther – Enem

Com o intuito de promover uma assistência domiciliar direcionada por uma equipe multiprofissional, primando ainda mais por um cuidado humanizado, maior conforto e privacidade, redução de danos por perda do vínculo com seu ambiente familiar, diminuição do risco de infecções no deslocamento até a unidades de saúde ou hospitalar, proporcionando tranquilidade ao paciente que possui problemas de locomoção, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Saúde, instituiu há cerca de 8 meses o Programa Acamados. Atualmente, o número de pacientes cadastrados e acompanhados pelo programa é de 43 acamados e 293 domiciliados.

Os pacientes que recebem atendimento através do programa são cadastrados pelos agentes comunitários de saúde, por servidores dos postos de saúde ou outro serviço referenciado e passam a receber atendimento em suas residências. “É um programa inovador, que visa o bem-estar do paciente, com estabilização ou melhora rápida e significativa do quadro de saúde, com atendimento humanizado, prestado por equipe multiprofissional, com o intuito de desenvolver ações de orientação, prevenção, recuperação e manutenção da saúde. Entre os principais objetivos, está o de ofertar a consulta médica e o acompanhamento no domicílio, evitando assim que familiares e cuidadores se desloquem até a unidade de saúde”, destacou a secretária de Saúde, Marciane Specht.

tryideas

Os pacientes são atendidos em suas residências por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista e demais profissionais da saúde. Os acamados recebem visita mensalmente e os domiciliados (aqueles com dificuldade de locomoção, que geralmente necessitam de cadeira de rodas) a cada 3 meses, complementando os trabalhos desenvolvidos pela atenção primária em saúde, cujos atendimentos acontecem nas unidades físicas.

Critérios

Para ser incluído no programa é necessário atender a alguns critérios e passar por avaliações. Os interessados devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde serão orientados. Quando são incluídos no programa, além de atendimento periódico por parte de uma equipe multidisciplinar, os pacientes também recebem cama hospitalar com colchão, cadeira de rodas e andador (a depender da necessidade).

Compromisso social

O prefeito Marcio Rauber ressalta que o Acamados é um dos tantos programas realizados pela administração municipal, que tem um compromisso social em realizar ações humanizadas para a população. “Temos realizado um grande número de obras estruturantes no município, na cidade e no interior, mas entendo que a nossa maior contribuição para a melhoria de qualidade de vida da população rondonense está ligada aos programas de atendimento e valorização da pessoa humana, especialmente nas áreas da saúde e da assistência social. O Programa Acamados é um exemplo disso”, mencionou o mandatário municipal.

Depoimentos

Familiares de pacientes que são assistidos pelo programa ressaltam ser uma ação realmente muito importante e que faz toda a diferença no dia-a-dia do paciente e de seus cuidadores.

Verônica Casuboski: “Antes do programa eu até levava minha filha de cadeira de rodas, mas era muito sacrifício chegar até a unidade de saúde. Com esse programa, as coisas ficaram muito mais fáceis. Receber o atendimento em casa é maravilhoso. Somos muito bem atendidos”.

Micheli Aline Mantovani: “Meu avô não tem mais condições de se locomover. O atendimento que recebemos em casa ajuda muito em seu tratamento. As orientações de todos os profissionais são muito importantes. Somos muito bem atendidos. Só temos a agradecer”.

Marcos Weschenfelder: “Só quem tem um acamado em casa sabe quantos são os desafios diários. Sair de casa é um desafio grande. Receber os profissionais de saúde em casa é maravilhoso e está ajudando muito. São muito atenciosas e verificam todos os detalhes. Minha mãe é muito bem atendida”.

Com informação imprensa oficial.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte