Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Morador registra passagem de tornado em Cascavel; vídeo

É a primeira vez que o fenômeno meteorológico é registrado na cidade desde o início das análises do Simepar

Publicado

em

Foto: Catve
Gramado Presentes

Um morador flagrou a passagem do tornado em Cascavel (PR), no começo da manhã desta quarta-feira (4). O registro foi feito dentro de uma academia na Rua Cuiabá, no Bairro Alto Alegre.

O fenômeno foi classificado como de categoria F2, que pode atingir até 250 km/h, numa escala que vai de F0 até F5.

Portal Instagram

Nas imagens, é possível ver os ventos intensos e as folhas voando, além de relâmpagos no céu. Em um dado momento, um homem pede para o outro fechar as janelas do estabelecimento. “É um furacão”, comenta uma pessoa.

Tornados F2 causam danos significativos a telhados, árvores e outdoors, além de prejuízos estruturais a edifícios leves.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a identificação do evento de efeitos severos ocorreu com base em dados dos radares meteorológicos e em evidências tanto de superfície como do sobrevoo de helicópteros.

Os Tornados

Os tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora. São ventos ciclônicos, menores que os furacões, que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão.

Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado.

Previsão do Tempo

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, nesta semana, a tendência é de chuva expressiva em todos os municípios do Estado com volumes mais intensos na metade sul.

“Já nesta quarta-feira (4), chove forte em muitas cidades e o acumulado já pode passar dos 100 milímetros em parte do sudoeste e também da região central do Paraná”, comenta.

Ainda de acordo com o meteorologista, a chuva deve aumentar no norte e no leste. “A chuva até dá uma trégua durante a sexta-feira (6), em muitos setores do Estado, mas volta com força no sábado (7). Essa chuva de sábado deve ser mais volumosa e trazer mais problemas”, acrescenta.

Ao todo, o acumulado deve ultrapassar os 200 milímetros entre hoje e sábado. “Poderemos ter problemas de alagamento, enchentes e, até mesmo, algumas enxurradas rápidas nos grandes centros urbanos, especialmente na capital paranaense.”

Cascavel em Alerta Laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, sinalizador de perigo, para Cascavel (PR) por conta da tempestade. O comunicado é válido até quinta-feira (5), às 10h, e também abrange a maioria dos municípios paranaenses.

Riscos Potenciais

– Chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;

– Ventos intensos, atingindo velocidades de 60 a 100 km/h;

– Possibilidade de queda de granizo;

– Risco significativo de corte de energia elétrica;

– Danos em plantações agrícolas;

– Queda de árvores;

– Potencial para alagamentos.

Instruções

A população das áreas afetadas deve tomar medidas de precaução imediatas, seguindo as seguintes instruções, segundo o Inmet:

1. Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

2. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

3. Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível;

4. Se necessário, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte