Fale com a gente
refran

Esporte

Eliminatórias Sul-Americanas: veja informações e curiosidades das seleções

Brasil estreia na próxima sexta-feira (8) contra a Bolívia, em Belém

Publicado

em

Simon Bruty/Anychance/Getty Images
Martin Luther – Enem

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 começam aqui na América do Sul nesta quinta-feira (7). O primeiro jogo de seleções rumo aos Estados Unidos, México e Canadá acontecerá em Ciudad del Este, no Paraguai.

O próximo Mundial será o primeiro com 48 equipes e disputado em três sedes.

Family Pets

Separamos algumas informações e curiosidades sobre as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Largada

A primeira partida classificatória para a Copa será na América do Sul. O jogo entre Paraguai e Peru, na quinta-feira, em Ciudad del Este, marca o início das Eliminatórias em todo o mundo.

Confira a primeira rodada do classificatório sul-americano:

  • 7/9 – Paraguai x Peru, 19h30
  • 7/9 – Colômbia x Venezuela, 20h
  • 7/9 – Argentina x Equador, 21h
  • 8/9 – Uruguai x Chile, 20h
  • 8/9 – Brasil x Bolívia, 21h45

Quase todo mundo

Com o aumento no número de participantes, a América do Sul ganhou mais vagas para a disputa da Copa do Mundo. As seis primeiras seleções garantem vaga direta para o Mundial. A sétima colocada vai para a repescagem. Apenas três países ficam fora.

A grande chance

O único país sul-americano que nunca disputou uma Copa é a Venezuela. A seleção Vinotinto pode aproveitar o aumento no número de vagas e, quem sabe, disputar o primeiro Mundial de sua história em 2026.

A melhor colocação dos venezuelanos foi um 6º lugar na Eliminatórias para a Copa de 2014.

Saudades

Entre os países que já disputaram Copas, a Bolívia é quem vive o maior período sem sentir o gostinho de disputar o torneio. A última edição que os bolivianos disputaram foi a de 1994, nos Estados Unidos. Lá se vão sete Copas…

Lanterna

Os jogos ainda nem começaram, mas as Eliminatórias Sul-Americanas já têm um lanterna isolado. A seleção equatoriana foi punida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) pelo uso de documento com informações falsas do lateral-direito Byron Castillo na classificatória para o Mundial do Catar, no ano passado.

Segundo o TAS, a Federação Equatoriana violou o artigo 21 do Código Disciplinar da Fifa e, como punição, larga com -3 pontos na tabela.

Mais um recorde

Lionel Messi pode estabelecer uma nova marca histórica na carreira. O craque argentino precisa de dois gols para ultrapassar o uruguaio Luis Suárez e assumir a artilharia isolada das Eliminatórias.

Luisito, com 29 gols, não foi convocado por Marcelo Bielsa. Messi, com um gol a menos, foi chamado por Lionel Scaloni.

Mangueirão

O último jogo da Seleção no Estádio Mangueirão, em Belém, foi no dia 28 de setembro de 2011. Comandada por Mano Menezes, o Brasil venceu a Argentina, pelo Superclássico das Américas, por 2 a 0, gols de Lucas Moura e Neymar.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte