Fale com a gente
Bonni Restaurante

Esporte

Copa do Brasil: Flamengo x São Paulo jogam neste domingo o primeiro jogo da final

A bola rola a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã

Publicado

em

(Montagem Lance!; Fotos: Nilton Fukuda / saopaulofc.net; Gilvan de Souza/CRF)
Velho Oeste

Tá chegando a hora! Neste domingo, Flamengo e São Paulo entram em campo pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2023. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã.

A partida será transmitida pela Globo, na TV aberta, pelo SporTV, na rede de televisão fechada, além do Premiere, por meio do serviço de pay per view. O Prime Video também transmite o duelo através do streaming. O torcedor ainda pode acompanhar todos os lances em tempo real aqui no site da Gazeta Esportiva.

Dr Rodrigo Dentista

Como chegam as equipes?

Em busca de um título inédito, o São Paulo disputa a decisão pela segunda vez na história. O time também jogou a final em 2000, quando perdeu para o Cruzeiro. Na edição atual, o Tricolor já despachou o Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians.

O momento do time de Dorival Júnior não é nada bom. Há sete partidas sem vencer no Brasileirão, a equipe caiu para o 13ª lugar da Série A, com 28 pontos. O Tricolor conquistou apenas um triunfo desde que eliminou o Corinthians na semifinal – dali em diante, são três derrotas, um empate e uma vitória.

Do outro lado, o Flamengo chega pressionado em função dos resultados recentes com Jorge Sampaoli. Eliminado da Libertadores pelo Olimpia-PAR e com seguidos tropeços no Campeonato Brasileiro, o treinador balança no cargo.

Atual campeão, o Rubro-Negro defende o título conquistado no ano passado, sobre o Corinthians. Curiosamente, o time era treinado por Dorival, mas a diretoria do clube preferiu trocar o comandante. A equipe tenta erguer a taça da Copa do Brasil pela quinta vez.

Meio-campista do São Paulo, James Rodríguez estará presente no Maracanã pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil, diante do Flamengo, no domingo. Acostumado a viver grandes momentos no estádio, o jogador espera presenciar mais um dia especial em sua carreira.

A primeira recordação do atleta no local é mais do que marcante. Foi lá que ele disputou as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, pela Colômbia, contra o Uruguai. Decisivo, o meia foi responsável por dois gols na vitória por 2 a 0, que garantiu a melhor campanha do país na história dos Mundiais.

O segundo destes tentos foi inesquecível para James. Além de abrir o marcador naquela noite, o gol viria a ser eleito pela Fifa como o mais bonito da temporada, recebendo o Prêmio Puskás.

Quase dez anos se passaram e, depois de se aventurar na Europa, defendendo clubes como o Real Madrid, o Bayern de Munique e o Porto, o colombiano decidiu retornar ao futebol da América do Sul. Ele assinou um contrato com o São Paulo até junho de 2025.

E logo sua estreia pelo Tricolor ocorreu no Maracanã, curiosamente, contra o Flamengo. Ele entrou no segundo tempo do jogo pelo Campeonato Brasileiro, que terminou empatado sem gols. Apesar disso, o jogador animou a torcida com sua qualidade nos passes, domínios e visão de jogo apurada.

Dali em diante, James Rodríguez disputou outras quatro partidas pela equipe, mas ainda não marcou nenhum gol. Ele chegou a dar uma assistência para Arboleda no confronto com a LDU, pela Sul-Americana. Entretanto, foi do céu ao inferno com o pênalti perdido na sequência, que resultou na eliminação do time.

O atleta tem a oportunidade de balançar as redes no São Paulo pela primeira vez neste domingo, pela decisão da Copa do Brasil, a partir das 16h (de Brasília). O jogo de volta do duelo está marcado para o dia 24 de setembro, no mesmo horário, no Morumbi.

O ano de 2023 trouxe algumas alegrias para o técnico Dorival Júnior. Após ter sido despedido do Flamengo no fim da temporada passada, o treinador ressurgiu com o São Paulo e chegou à mais uma final da Copa do Brasil. Um roteiro bem parecido com o que ele viveu no comando do Santos, em 2015.

A história se inicia no fim de 2014, quando o comandante foi demitido pelo Palmeiras mesmo após ajudar o time alviverde a se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na época, o Verdão informou que a troca no comando fazia parte de uma reformulação no departamento de futebol. Ele ficou desempregado até julho do ano seguinte, quando assumiu o Peixe.

Dorival encontrou a equipe afundada no Z4, com a pior defesa do Brasileirão. Em pouco tempo, o treinador levou o Santos para a parte de cima da tabela.

Com um bom futebol, o time alvinegro conseguiu chegar até a decisão da Copa do Brasil daquele ano, eliminando adversários como o Corinthians e o São Paulo durante a campanha. Na grande final, enfrentou o Palmeiras.

O Santos era tratado como favorito para a partida pelas atuações que havia demonstrado recentemente, além do momento vivido na temporada. Já o Verdão era avaliado com menos brilho nos olhos, já que a equipe passou à final em meio a um trabalho frustrante de Marcelo Oliveira, questionado pela torcida.

No grande jogo, o Peixe acabou sendo derrotado nos pênaltis, com requintes de crueldade, após a cobrança do goleiro Fernando Prass estufar as redes de Vanderlei. No fim, como o técnico havia priorizado o torneio de mata-mata, viu a equipe ficar sem a vaga na Libertadores via Brasileirão ou Copa do Brasil.

O cenário é um tanto quanto parecido ao atual. Em 2023, Dorival foi contratado para dirigir um São Paulo desacreditado após a eliminação precoce no Campeonato Paulista. Rapidamente ele ganhou elogios pela maneira que o time jogava e, batendo Palmeiras e Corinthians, alcançou a decisão da Copa do Brasil.

O Tricolor também chegou a ocupar o G4 do Campeonato Brasileiro, mas após uma sequência negativa, caiu para o 14º lugar na tabela. O comandante tem apostado todas as fichas na grande final da competição nacional, diante de um enfraquecido Flamengo comandado por Sampaoli.

Resta saber se, desta vez, o saldo ao término da temporada será positivo ou negativo. A resposta para essa pergunta começará a ser respondida a partir deste domingo, quando as equipes se enfrentam pelo primeiro jogo da decisão. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã.

Flamengo voltou a conviver com o clima de pressão após a derrota para o Athletico-PR. Mais uma vez, os rubro-negros tiveram atuação ruim sob o comando do técnico Jorge Sampaoli.

Mesmo com a irregularidade, os rubro-negros estão em busca do título da Copa do Brasil. A equipe encara o São Paulo na decisão.

O técnico Jorge Sampaoli chega para a decisão com o trabalho questionado. No entanto, o argentino destacou o bom aproveitamento da equipe sob seu comando.

“Se você tira o jogo da Libertadores, contra o Olímpia, foi o único jogo que perdi na competição. Saímos eliminados, foi lamentável. Antes dessa derrota, tínhamos 67% dos pontos em um ano difícil, com uma série de inconvenientes. Tentamos todos os dias solucionar os problemas”, disse.

O Flamengo inicia a final da Copa do Brasil neste domingo, contra o São Paulo, no Maracanã.

A final da Copa do Brasil será disputada neste domingo, entre São Paulo e Flamengo. Apesar de não viverem o melhor momento com sua torcida, os cariocas têm a seu favor o retrospecto recente contra o Tricolor. Os paulistas não vencem o confronto há quase 1000 dias.

A última vitória do São Paulo contra o Flamengo aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2020, há 934 dias. No Morumbi, os são-paulinos venceram por 2 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, apesar da derrota, os flamenguistas comemoraram o título daquele ano, em que seu maior adversário foi justamente o Tricolor.

Desde então, os paulistas não conseguiram bons resultados. Nos últimos sete confrontos, o São Paulo perdeu seis e empatou um. Em quatro destes encontros, tomou pelo menos três gols.

Além de vencer, o Flamengo goleou o São Paulo duas vezes neste período. No primeiro turno do Brasileirão de 2021, superou os tricolores por 5 a 1 no Maracanã. No jogo seguinte, disputado no mesmo ano, conquistou uma vitória por 4 a 0, no Morumbi.

O domínio do Flamengo também se expressa na Copa do Brasil. Na edição passada do torneio, o Rubro-Negro conquistou sua vaga na grande decisão após eliminar o São Paulo nas semifinais. Venceu por 3 a 1 no primeiro duelo, no Morumbi, e garantiu a classificação com um triunfo por 1 a 0 no Maracanã.

Para alívio do São Paulo, as equipes só se enfrentaram uma vez em 2023, em agosto, e o resultado foi neutro: um empate por 1 a 1 na capital carioca. A história neste final de semana pode ser diferente principalmente pelo momento de grande pressão vivida pelo Flamengo. Após a queda na Libertadores, a torcida rubro-negra passou a considerar o título da Copa do Brasil como uma “obrigação”.

São Paulo e Flamengo se enfrentam pela ida da final da Copa do Brasil neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. No dia 24, o domingo seguinte, decidirão o título no Morumbi. O Rubro-Negro pode conquistar o pentacampeonato do torneio, enquanto o Tricolor Paulista busca o título inédito.

Flamengo informou nesta quinta-feira que o volante Allan sofreu uma ruptura da fáscia plantar do pé esquerdo. O jogador atuou por apenas 16 minutos na derrota para o Athletico-PR, pelo Brasileirão, na quarta-feira.

Allan começou no banco de reservas e entrou após o intervalo do jogo, no lugar de David Luiz. Contudo, precisou ser substituído pouco depois, após sentir lesão, e deu lugar para Igor Jesus.

“O atleta Allan realizou exames que diagnosticaram ruptura da fáscia plantar do pé esquerdo. O tratamento é conservador e tem duração inicial estimada em oito semanas”, informou o clube.

O zagueiro Robert Arboleda tem boas chances de entrar em campo pelo São Paulo na final da Copa do Brasil, diante do Flamengo. A primeira partida da decisão está marcada para domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.

Titular absoluto da equipe, o defensor se machucou pela seleção do Equador no duelo contra o Uruguai, nesta Data Fifa, pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, ele publicou uma mensagem nas suas redes sociais e animou a torcida são-paulina.

“Estamos bem, graças a Deus”, escreveu o jogador nos stories do seu Instagram. Na última terça-feira, ele precisou sair de campo com auxílio da maca.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte