Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Professor simula explosão de silo usando farinha e vela; entenda

Professor da Unioeste Adriano Fonseca Lima afirma que grãos são altamente inflamáveis. Explosões em silo de Palotina mataram nove trabalhadores.

Publicado

em

Professor simula explosão de silo usando farinha e vela; entenda — Foto: Reprodução
Gramado Presentes

Com uso de farinha e uma vela, o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Adriano Fonseca Lima simulou uma explosão em silo. 

O objetivo foi mostrar como grãos, como milho, são altamente inflamáveis e que podem ter motivado as explosão em Palotina, no oeste do estado, que mataram nove trabalhadores.Relembre mais abaixo.

Dr Guilherme Dentista

Ele afirmou que a poeira formada pelos grãos pega fogo com mais facilidade em ambientes fechados como os túneis de grãos, como se fosse um gás. O professor fez uma demonstração usando farinha comum.

  1. Primeiro ele ascendeu uma vela que simboliza qualquer equipamento ou ação humana que possa causar uma faísca.
  2. Depois a vela foi colocada dentro de um recipiente fechado como são os galpões de armazenamento de grãos em silos.
  3. Em seguida, um tubo foi conectado ao recipiente e a farinha foi soprada para dentro do recipiente simbolizando a poeira que é formada pelos grãos.
  4. O recipiente explode em seguida.

Para o professor, mecanismos de segurança como bons sistemas de ventilação e sensores instalados em equipamentos para evitar aquecimento, devem ser usados em silos para evitar acidentes.

As explosões

Na tarde do dia 26 de julho, explosões sequenciais foram registradas em um silo de armazenagem de grãos da cooperativa. A Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho investigam o caso.

De acordo com a cooperativa, dos nove mortos, um é funcionário da C.Vale e oito são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), que presta serviços à companhia.

A cooperativa atua no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Ela é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.

Explosões em silo foram registradas na tarde de quarta (26) — Foto: RPC
Explosões em silo foram registradas na tarde de quarta (26) — Foto: RPC

Para o resgate das vítimas, o Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa. Segundo a instituição, durante as buscas foram disponibilizados mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.

Na noite de quarta, o governo estadual enviou, em dois aviões da Casa Militar, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de dois cães.

Vidros de casas quebraram com as explosões;

Moradores da região afirmaram que sentiram o tremor causado pelas explosões. Um vídeo gravado pela câmera de segurança da moradora Daniele Satiro registrou três barulhos de explosões sequenciais. 

Nas imagens é possível ver a janela da casa tremendo em uma das explosões. A moradora contou que mora a um quilômetro da C.Vale.

Há relato de tremores em casas a cerca de 8 quilômetros de distância da cooperativa.

Cerca de 200 imóveis foram danificados após as explosões, conforme o secretário de administração do município Lucas Pedron.

“Todas com pequenos danos, nenhum dano grave que necessite de mobilização. […] A C.Vale está trabalhando primordialmente para o ressarcimento desses danos e atendimento as vítimas”, afirmou o secretário.

Entre os danos estão portas, vidraças e telhados atingidos por destroços ou pelo tremor causado pelas múltiplas explosões.

Assista ao vídeo no Link.

https://g1.globo.com/pr/parana/video/professor-simula-explosao-de-silo-usando-farinha-e-vela-entenda-11834378.ghtml

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte