Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Equador declara estado de exceção e mantém eleições após assassinato de candidato

Manutenção da votação marcada para 20 de agosto “defende a democracia

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Gramado Presentes

Em pronunciamento na madrugada desta quinta-feira (10), o presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou estado de exceção no país e afirmou que as eleições presidenciais estão mantidas para o dia 20 de agosto.

A decisão veio horas após Fernando Villavicencio, candidato à Presidência do país, ser assassinado a tiros ao deixar um comício em Quito.

Ótica da Visão

“Essa é a melhor razão para ir votar e defender a democracia”, disse Lasso, que chamou o atentado contra Villavicencio de “crime político que tem um caráter terrorista” por alguém que tentou “sabotar o processo eleitoral”.

“Todas as autoridades aqui reunidas se manterão juntas e acordamos que, ante a perda de um democrata e de um lutador, as eleições não serão suspensas; ao contrário, elas precisam ser realizadas e a democracia precisa acontecer”, discursou o presidente.

A ação desloca as Forças Armadas do Equador para todo o território nacional por um período de 60 dias. Segundo Lasso, a medida foi tomada para a “segurança dos cidadãos, a tranquilidade do país e das eleições livres e democráticas de 20 de agosto”.

O governo do Equador também decretou luto oficial de três dias para homenagear Villavicencio.

O assassinato

Villavicencio foi morto na noite desta quarta-feira (9) ao deixar um comício no Anderson College, na cidade de Quito, capital do Equador.

Ele foi baleado várias vezes depois de já estar dentro do carro no qual sairia do local.

Na semana passada, ele havia denunciado ameaças que vinha recebendo de uma facção criminosa, mas disse que se recusava a usar coletes à prova de balas em seus comícios.

Após a morte de Villavicencio, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador [órgão eleitoral máximo do país] repudiou o crime e disse que tais atos de violência maculam o o pleito e da democracia.

Guillermo Lasso lamentou a morte: “Indignado e chocado com o assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio. Minha solidariedade e condolências à esposa e filhas. Pela sua memória e pela sua luta, garanto-vos que este crime não ficará impune”.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte