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Policial e Trânsito

Empresas fazem propostas para o lote 1 do novo pedágio do Paraná; leilão é sexta (25)

Número de interessados não foi divulgado. Veja quais rodovias estão contempladas no lote

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Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS
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Empresas interessadas em participar do leilão do lote 1 do novo pedágio do Paraná apresentaram as propostas nesta segunda-feira (21). O certame será na sexta-feira (25), na Bolsa de Valores em São Paulo.

O prazo de entrega dos documentos foi aberto às 10h e encerrou ao meio dia. As informações foram entregues à Bolsa e à Comissão de Outorga.

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Vence o leilão a concessionária que oferecer a menor tarifa de pedágio, ou seja, der o maior desconto em cima da tarifa estipulada no edital. O contrato de concessão será de 30 anos.

Conforme cronograma, a partir das 17h da quinta-feira (24) – véspera do leilão, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve divulgar caso alguma das propostas não tenha sido aceita e por qual motivo.

A previsão é de que a vencedora assuma as rodovias no começo do ano que vem.

O lote 1 inclui o trecho da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis, as BR-373, BR-376, BR-476 e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427.

Os trechos contemplados têm ao todo cinco praças de cobrança em Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa.

Obras no lote 1

O edital prevê que as cinco praças de pedágio do lote 1 sejam restauradas e modernizadas.

Além disso, o edital prevê 344 km em obras de duplicação, 210 km de faixas adicionais, 38 km de terceiras faixas e 41 km em vias marginais. O projeto contempla, ainda, 11 passarelas e 60 paradas de ônibus.

A ANTT afirmou que as rodovias deverão ter nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU). Estas bases terão 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado.

O edital prevê a disponibilização de pontos de parada para descanso de caminhoneiros.

Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 1 estão:

  • Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
  • Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
  • Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
  • Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
  • Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
  • Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
  • Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

Câmeras para reconhecimento de placas e outros itens

Confira a seguir outras exigências que estão no edital de concessão das rodovias do Paraná:

  • Instalação de câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas;
  • Disponibilização de internet Wi-Fi em pontos de atendimento ao usuário e descanso de caminhoneiros;
  • Instalação de painéis de mensagem variável;
  • Iluminação completa em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos;
  • Sistema de pesagem automático.

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