Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Casos confirmados de HIV nos primeiros meses de 2023 já superam todo o ano passado

Marechal está com 115 casos ativos da doença e crescimento preocupa

Publicado

em

FOTO: Reprodução internet
Velho Oeste

O número de casos de HIV que foi confirmado neste ano de 2023, preocupa as autoridades rondonenses.

Durante todo o ano de 2022, foram confirmados 12 casos em Marechal Rondon e em relação a este ano de 2023, somente nos primeiros seis meses, já foram confirmados 16 novos casos.

Dr Rodrigo Dentista

No momento, Marechal Rondon está com 115 casos ativos de HIV, sendo que algumas pessoas estão com e outras sem sintomas, que são os mais variados, como: neurológico, nervoso, intestinal, dentre outros.

Existe uma estimativa dos órgãos de saúde, de que para cada caso confirmado, existem outras 15 a 25 pessoas que tenham contraído a doença, contudo, ainda não sabem.

Marechal Rondon tem no momento 115 casos confirmados e levando em consideração essa estimativa, com uma média de 20 pessoas para cada caso confirmado, o município teria no momento 2.300 pessoas com HIV.

Um número positivo é o fato de que a população rondonense tem procurado as unidades de saúde para fazer as testagens de HIV.

Em todo o ano passado foram realizados 4.800 testes, enquanto neste ano, até o momento, já foram feitas cerca de 6.300 testagens, um crescimento de 30%.

O diretor da UPA, Thiago Kriellow, esclarece que o HIV é quando a pessoa está com o vírus, porém, ele ainda não se manifestou, acontecendo muitas vezes dela viver normalmente, sem saber do vírus.

Thiago explica que a AIDS é quando a pessoa desenvolve os sintomas, como por exemplo, emagrecimento, problemas neurológicos, nervosos, intestinal, dentre outros.

Dentre os métodos de prevenção, o mais utilizado é o preservativo, e inclusive, todas as unidades de saúde de Marechal Rondon disponibilizam a “camisinha” gratuitamente.

Existe um outro método preventivo, que é a ingestão de um coquetel, para as pessoas que farão sexo sem a camisinha, podendo ser ingerido antes ou posteriormente a exposição: esse coquetel também é disponibilizado gratuitamente pela rede SUS.

Outro número que também preocupa a Secretaria Municipal de Saúde diz respeito aos casos de sífilis e somente neste ano de 2023, Marechal Rondon já confirmou 52 casos da doença.

O diretor da UPA, Tiago Kriellow, reforça que todas a unidades de saúde do município, da sede e interior, disponibilizam de testes rápidos, que fazem a checagem do HIV, sífilis e hepatites: o exame é gratuito e o resultado sai em 30 minutos.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte