Fale com a gente
Tic Tac

Economia

Brasileiro precisou trabalhar 147 dias para pagar impostos em 2023, indica IBPT

Brasileiros trabalham mais que o dobro de dias para pagar impostos, conforme levantamento

Publicado

em

Foto: Reprodução
Academia Meu Espaço

Em 2023, o trabalhador brasileiro precisou trabalhar 147 dias para pagar impostos, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

De acordo com o instituto, comparado com a década de 1970, os brasileiros trabalham mais que o dobro de dias para pagar impostos. Veja abaixo:

lift training
  • 1970: 76 dias
  • 1998: 72 dias
  • 2020: 151 dias
  • 2021: 124 dias
  • 2023: 147 dias

De acordo com o IBPT, um impacto recente para o aumento de dias trabalhados veio a partir da sanção da lei, em 2022, restringiu a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, impedindo a compensação dos valores pelos estados.

A chefe de cozinha Mireile Tozin, de Curitiba, produz doces finos e de festa durante todo o ano.

Ela conta que os impostos elevados em produtos básicos para a produção, como o leite e gás de cozinha, dificultam o trabalho. De acordo com a empresária, outra dificuldade é que ela nem sempre consegue repassar aos clientes o que paga de imposto para a produção dos doces.

“A gente sofre bastante. A hora que a gente vai repassar isso [o imposto] pros clientes, a gente não consegue. Porque não entende ou desconhece.”

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte