Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Vaca dá à luz trigêmeas em parto raro em SC: ‘Um para cada 100 mil’, diz especialista

Segundo doutor em fisiopatologia da reprodução José Francisco Bragança, o fato de todas terem nascidas vivas, de parto natural, torna ocorrência ainda mais incomum.

Publicado

em

Foto: Reprodução
Rui Barbosa

Uma vaca deu à luz trigêmeas em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina, em um parto considerado raro por especialistas. Segundo o estudante Lucas Eduardo Talian, 22 anos, o nascimento das bezerras aconteceu na propriedade da família dele.

Doutor em fisiopatologia da reprodução, o veterinário José Francisco Bragança explica que a probabilidade de um caso do tipo acontecer é um para cada 100 mil partos. A espécie costuma gerar apenas um filhote.

Dr. Pedro Wild

O fato de terem todos nascidos vivos, de parto natural, torna a ocorrência ainda mais rara. As bezerras vieram ao mundo na madrugada de quarta-feira (26).

“Em um caso assim, as chances de ocorrerem dificuldades para o nascimento são maiores”, comenta.

O professor explica que outros fatores, além dos relacionados a tratamentos hormonais, podem contribuir para gestações atípicas – como hereditariedade, condição corporal, estado nutricional, manejo e idade.

A vaca que deu à luz três bezerras havia sido submetida a um protocolo chamado de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que pode ter contribuído para a gestação numerosa, conforme Bragança.

“Esta vaca pode ter tido uma sensibilidade maior e respondido bem ao tratamento hormonal. Interessante será também fazer o controle de sua prole, que poderá ter uma predisposição a ter mais de uma cria por gestação”, comenta o professor.

A IATF, segundo o especialista, é uma biotecnologia reprodutiva que permite sincronizar a ovulação da fêmea e realizar a inseminação em um período fixo.

Surpresa
Segundo Lucas, o parto foi uma surpresa para a família, que não esperava trigêmeas.

“Quando meu pai e minha mãe foram realizar a ordenha das vacas, por volta das 5h30, viram que no ambiente pré-parto havia três animais recém-nascidos de uma vaca só, providas de parto natural”, relatou.

Esta foi a terceira vez que o animal deu cria. Apenas um filhote nasceu nas outras vezes.

Normalmente, um terneiro nasce com 35 kg, de acordo com Bragança. Por causa da peculiaridade da gestação, as trigêmeas vieram ao mundo com 13 kg, 16kg e 20kg.

“Agora, temos que dar nosso melhor para cuidar delas. São animais mais delicados por terem nascido com peso menor, mas, com cuidado e zelo pelos animais, elas vão crescer e serão as nossas vacas do futuro”, disse Lucas.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte