Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Ministro do Desenvolvimento Agrário visita Palotina e lamenta sobre explosões em cooperativa

Paulo Teixeira visitou o município na tarde deste sábado (29) e disse que Governo Federal busca formas de garantir mais proteção aos trabalhadores.

Publicado

em

Foto: Reprodução/RPC
Rui Barbosa

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve na tarde deste sábado (29) em Palotina, no oeste do Paraná, para prestar solidariedade às vítimas das explosões em um silo de secagem de grãos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas no acidente.

O Ministro falou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para que ele fosse ao município para discutir, junto com a prefeitura, o que o Governo Federal pode fazer para recuperar o status anterior e garantir mais proteção aos trabalhadores.

Bonni Restaurante

“Então é isso, que eu venho aqui trazer essa solidariedade, nosso sentimentos aqueles e a família daqueles que perderam suas vidas aqui na C.Vale. Também a solidariedade a própria C.Vale, porque, na nossa opinião, uma tragédia como essa atinge a todos. E a cidade também, que está sofrendo por esse fato”, falou.

Um trabalhador, que é haitiano, continua desaparecido soterrado embaixo de 10 mil toneladas de grãos de milho, de acordo com a corporação.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 8 pessoas estão internadas em hospitais. Em nota, a C.Vale disse que colabora com as forças de segurança. Leia a nota na íntegra abaixo.

Políticas públicas

Paulo Teixeira também falou que ainda é necessário ser esclarecido o que aconteceu, mas que isso é um trabalho da perícia.

Ele comentou também sobre políticas públicas que devem ser discutidas para auxiliar as famílias das vítimas.

“Então, parte dessas políticas são para as famílias, o que diz respeito a políticas de habitação, de aumentar a oferta de creches e de serviços de saúde. Essa agenda nós vamos tocar com o prefeito e com a cooperativa para ver como retomar os trabalhos aqui”, concluiu.

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. — Foto: Reprodução/RPC
Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. — Foto: Reprodução/RPC

Trabalhos continuam

Em coletiva na manhã deste sábado (29), o tenente coronel Rogério Lima de Araújo, do Corpo de Bombeiros, disse que foram retiradas 50 toneladas de grãos e avançaram 25 metros do túnel do armazém 3, onde a vítima está.

O tenente coronel disse também que ainda existem 40 metros a serem explorados, onde acredita que a vítima está. Também não conseguiram, ainda, acessar a parte de trás do local, segundo ele.

O acumulado de grãos no armazém é de cerca de 11 mil toneladas, e de acordo com os bombeiros, não haverá necessidade de retirar essa quantidade para encontrar o trabalhador.

“É uma pequena parte a que está obstruindo a entrada do túnel 3 na parte de trás, então ali também tivemos um significativo avanço. […] A gente olha a quantidade de 11 mil toneladas, mas nós estamos tirando realmente onde necessita”, completou.

Local onde os bombeiros realizam a procura pela vítima desaparecida — Foto: Corpo de Bombeiros
Local onde os bombeiros realizam a procura pela vítima desaparecida — Foto: Corpo de Bombeiros

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte