Fale com a gente
Clube Náutico

Saúde

Jogos e quebra-cabeças podem diminuir risco de demência, indica estudo

American Medical Association apontou queda de 11% na chance de desenvolvimento de demência

Publicado

em

Foto: CNN
Academia Meu Espaço

Fazer quebra-cabeças, palavras-cruzadas, xadrez e outros jogos pode ter um papel importante para diminuir o risco de demência.

Um estudo da American Medical Association, publicado na revista JAMA Network Open, apontou uma queda de 11% da chance de desenvolvimento de demência para pessoas acima dos 70 anos que praticam alguma dessas atividades.

tryideas

Dessa forma, o estudo concluiu que certos tipos de atividades de lazer cognitivamente estimulantes podem ajudar a prevenir a demência na velhice.

Um dos fatores indicados nas análises foi que essas atividades possuem uma natureza competitiva ou envolvem estratégia e solução de problemas, diminuindo assim um eventual declínio da função cognitiva, como a memória e a fluência verbal.

Ao todo, 10.138 pessoas com mais de 70 anos foram observadas pelos pesquisadores, que descobriram que a frequência de atividades sociais e o número de amigos próximos ou familiares não estavam associados ao risco de demência.

O artigo publicado indicou que as descobertas podem “ajudar a informar estratégias para a prevenção da demência e o fortalecimento da reserva cognitiva mais tarde na vida, no contexto de rotinas diárias modificáveis”.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte