Fale com a gente
Sicredi

Policial e Trânsito

Crea-PR fiscaliza cooperativa onde explosões mataram trabalhadores em Palotina; MPT apura causas do acidente

Oito pessoas morreram, 11 se feriram e uma está desaparecida

Publicado

em

Foto: RPC
Martin Luther – Enem

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) fiscalizaram nesta sexta-feira (28) a cooperativa agroindustrial C.Vale, onde explosões mataram oito pessoas e feriram outras onze na última quarta-feira (26) em Palotina, no oeste do estado.

De acordo com o órgão, três fiscais e um engenheiro especialista em segurança do trabalho foram ao local identificar, por exemplo, quem são os profissionais responsáveis por manutenções mecânica, elétrica e hidráulica da cooperativa e também pelo armazenamento de grãos e pela gestão de riscos.

lift training

O conselho vai abrir um processo para apurar eventuais negligências ou imperícias por parte dos profissionais relacionados ao acidente. Segundo a organização, de for identificada irregularidade, o profissional ou a empresa são notificados.

Solicitamos informações a outros órgãos como Corpo de Bombeiros e Polícia Científica, que é responsável pela perícia no local, para então fazermos o encaminhamento à nossa câmara especializada para discussões e análise desse sinistro”, explicou o gerente da regional de Cascavel, engenheiro civil, Geraldo Canci.

Alerta para casos parecidos

Também nesta sexta, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) disse que, concluídos os laudos e relatórios técnicos, vai apurar responsabilidades e adotar as providências cabíveis, bem como determinar a correção do processo de trabalho para evitar futuros acidentes.

“O MPT, a partir deste caso, iniciará esforço concentrado para a verificação da situação dos demais silos, desta e de outras empresas, localizados no estado do Paraná, pois é direito de todos, sem distinção, um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”, disse em nota.

A Polícia Civil (PC-PR) também investiga o acidente. No dia das explosões, em nota, a C.Vale disse que colabora com as forças de segurança.

A cooperativa tem atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Ela é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.

O MPT também manifestou “profundo pesar” em razão dos trabalhadores atingidos e disse estar “atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente”.

A procuradoria afirmou que presta o máximo de apoio aos familiares das vítimas, especialmente aos trabalhadores haitianos, “que vieram ao Brasil em busca de refúgio e trabalho, mas encontraram a morte”. Dos oito mortos, sete são do Haiti.

O que diz a C.Vale

“A C.Vale informa que está prestando apoio integral às famílias das vítimas da explosão dos silos ocorrida em 26 de julho. As ações incluem o acompanhamento hospitalar, apoio aos familiares, disponibilidade de transporte aos parentes de vítimas que se encontram internadas em hospitais de outros municípios, apoio e contato com serviço público de assistência social e disponibilização de médicos e enfermeiros.

A cooperativa também liberou do trabalho os colaboradores que quiserem participar dos velórios, questão que está sendo acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Poder Judiciário. Mais de 200 profissionais coordenados por um Comitê de Gerenciamento de Crise estão envolvidos nas operações de resgate e apoio aos familiares e vítimas da explosão.

Por fim, a C.Vale informa que tem diversas unidades espalhadas por todo Brasil, sendo que as atividades continuam funcionando normalmente, com exceção da unidade atingida.”

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte