Fale com a gente
D Marquez

Policial e Trânsito

Um idoso é vítima de maus-tratos a cada quatro horas no Paraná, indica governo

Registros envolvem violência patrimonial, negligência, violência psicológica, abandono e agressão física

Publicado

em

Foto: Cristian Newman/Unsplash/Divulgação
Rui Barbosa

Entre janeiro e maio de 2023, um idoso foi vítima de maus-tratos a cada quatro horas no Paraná, segundo dados da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

No total foram 886 denúncias relacionadas ao grupo social, conforme o órgão. Em 2022, no mesmo período, foram registradas 909 denúncias do tipo. Veja como denunciar a seguir.

Funerária Alemão

Os registros envolvem principalmente violência patrimonial e financeira, negligência, violência psicológica, abandono e agressão física.

Em Umuarama, no noroeste do estado, três instituições que apresentavam irregularidades foram fechadas pelo Ministério Público (MP-PR) e pela Vigilância em Saúde após denúncias.

Conforme o MP-PR, um deles atendia 74 idosos e apresentava problemas na estrutura, na quantidade de funcionários e no atendimento clínico.

Outros dois locais pertenciam a um mesmo dono, que não tinha autorização para funcionamento dos espaços. Em uma deles, uma idosa precisou ser levada ao Pronto Atendimento, porque estava muito debilitada

Os três estabelecimentos foram interditados e multados. De acordo com o MP-PR, os idosos que viviam nesses locais, voltaram para as famílias ou estão em outras instituições.

Responsabilidade

De acordo com Marcos Antonio de Souza, promotor de Justiça do MP-PR, os episódios reforçam a necessidade de responsabilidade da família, ainda que os idosos estejam em casas de apoio.

“É muito importante que a família tenha essa consciência, porque o primeiro responsável pra cuidar do idoso é a família. Supletivamente você tem a sociedade, tem o estado que vem depois, mas a família é a primeira responsável”, afirma.

Souza reforça ainda que ao escolher uma instituição de longa permanência, os responsáveis pelo idoso devem verificar a regularidade do local.

De acordo com o promotor, isso pode ser feito verificando se a instituição está cadastrada no Conselho Municipal da Pessoa Idosa e se tem um alvará sanitário.

“Se a família vai colocar ele [idoso] em algum lugar, primeiro procura saber se a entidade é regularizada. Segundo: procure visitar, ver a estrutura, entrar na entidade, ver o quarto, vai na hora da refeição… Essas coisas que são quase natural, mas que muitas vezes as famílias acabam deixando”, reforça.

Como denunciar

O Disque Idoso Paraná está disponível nos 399 municípios do estado de forma gratuita e sigilosa.

Pelo canal, coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), além de denunciar atos que violem direitos da pessoa idosa, a população pode receber informações e orientações.

O serviço funciona por meio do telefone 0800-141-0001 e do e-mail [email protected]

Outros canais também recebem denúncias de violência contra o idoso, como o 190, da Polícia Militar (PM), o Disque Denúncia no 181, e o 197, da Polícia Civil.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte