Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Por que o PIB do agro deu um salto no 1º trimestre

Soja, milho, carne bovina e frango impulsionaram alta de 21,6% na agropecuária

Publicado

em

FOTO: Arquivo Portal Rondon
Velho Oeste

A atividade agropecuária deu um salto de 21,6% no 1º trimestre deste ano, em relação aos últimos três meses de 2022, impulsionando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período, que avançou 1,9%, na mesma comparação. A alta do agro foi a maior desde 1996.

Em relação ao 1º trimestre de 2022, o crescimento do setor foi de 18,8%.

Funerária Alemão

➡️O que impulsionou o PIB do agro? Safra recorde de soja, aumento da produção de milho, e alta do abate de bovinos e de frango, explica a economista Gabriela Faria, da Tendências Consultoria.

➡️O que esperar para os próximos meses? Os próximos trimestres também devem ser positivos, diz Gabriela. Há boas perspectivas para as colheitas do segundo e terceiro trimestre, como cana de açúcarcafé, e a 2ª safra de milho.

“Contudo, nenhum outro trimestre deve ser maior do que esse primeiro, já que a colheita de soja já se encerrou, e ela é o produto de maior peso na pauta agropecuária”, acrescenta a analista.

Peso da soja

“A previsão é de que a safra de soja tenha uma alta de 24,7% em 2022/23, em relação à colheita de 2021/22”, diz Gabriela, ao citar dados do IBGE.

O Brasil deve colher 154,8 milhões de toneladas de soja nesta temporada.

O que mais cresceu

Além da soja, a analista afirma que:

➡️a produção da primeira safra de milho deve registrar alta de 8,1% este ano – a colheita da primeira safra ocorre no 1º trimestre;

➡️o abate de bois avançou 3% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior;

➡️eo abate de frangos cresceu 6,4% – o Brasil vendeu mais para outros países diante do avanço da gripe aviária no mundo. No primeiro trimestre, a gripe ainda não tinha chegado ao Brasil. O vírus foi registrado pela 1ª vez no país em maio.

Análise do PIB, sob a ótica da oferta. — Foto: g1

Análise do PIB, sob a ótica da oferta. — Foto: g1

O IBGE destaca que a agropecuária tem um peso de cerca de 8% sobre toda a economia do país.

De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, após um período de problemas climáticos que impactaram negativamente o setor no último ano, as previsões para 2023 são positivas.

“A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária”, pontua.

Outros fatores

O diretor de Agronegócio no Grupo Suno, Octaciano Neto, diz que o aumento expressivo do agro também é explicado por uma junção de fatores que foram sendo construídos nos últimos 50 anos, como tecnologia em sementes, mudas, irrigação, fertilizantes e herbicidas.

“Além de fatores econômicos: dólar alto, lei Kandir, redução das tarifas de importação e abertura dos portos viabilizou investimentos em terminas graneleiros e contêineres.”

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte